As mudanças climáticas são um tema urgente para a sociedade global e brasileira. Diferente do século XX, o assunto já não é um tema de discussão e sim um problema a ser resolvido. Diversos eventos extremos ao redor do mundo, e no Brasil, como a tragédia do Rio Grande do Sul, são a prova de como essas mudanças climáticas podem desestabilizar a economia e uma nação inteira. Diante disso, devemos, mais do que nunca, buscar soluções e conscientização sobre esse tema em ascendência.
Desde o começo da humanidade, houveram mudanças climáticas. Muitas vezes eram imperceptíveis para uma única geração, acontecendo ao longo de centenas ou milhares de anos; como as eras do gelo. No entanto, nota-se hoje essas mudanças com uma velocidade nunca antes vista. Diversos são os culpados, mas a queima de combustíveis fósseis é um dos principais. Incentivado pela indústria de fábricas e automobilística, a queima dessas substâncias acabam criando um desiquilíbrio atmosférico, afetando todo planeta. E, unindo isso ao desmatamento cada vez mais voraz, o desequilíbrio não fica restrito á atmosfera. (Melhore a construção da discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) Nos últimos anos diversos acontecimentos associados com as mudanças climáticas se tornam matérias que abalaram e abalam o mundo. Como o incêndio no Havaí, tornados no Texas e, a recente, tragédia no Rio Grande do Sul. Todos esses eventos denotam as crescentes mudanças climáticas e deixam uma marca na economia, gerando prejuízos imensos; e na nação, deixando vítimas. Com essa insegurança econômica e habitacional, diversos direitos básicos para a população são ameaçados. (Melhore a construção desse argumento) Essas pessoas, principalmente as mais pobres, são deixadas á mercê do governo, sem saber se a sua casa será reconstruída e, se a sua antiga casa ainda é suscetível a futuros desastres.
(Boa estratégia coesiva) Diante de tudo isso, fica claro a urgência que deve-se (Partícula atrativa) resolver essa situação complexa, que não só afeta a natureza, como a nação e seus cidadãos. É necessário que o governo estabeleça planos á longo prazo para resolver a situação; substituindo e incentivando a indústria automobilística á adotar o motor elétrico; o incentivo á empresas adotarem energia limpa ou mais próxima dela, criando um imposto para empresas que mais prejudicam o meio ambiente e usando o mesmo para planejar soluções. No entanto, apesar da situação que nunca foi vista na história da humanidade antes, nós podemos notar como o Brasil pode se unir para enfrentar essa adversidade com diversas pessoas se mobilizando para ajudar as vítimas do Rio Grande do Sul, seja com alimentos ou trabalho voluntário, de pessoas ao futebol, todos se uniram para essa tarefa como nunca antes o país se uniu. Mesmo com essa situação, o Brasil mostrou que, se nos unirmos pela nação, podemos resolver esse assunto.
Comentários do corretor
Você deve desenvolver as discussões dentro do limite de 30 linhas. Explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |