Importância do debate sobre o impacto das mudanças climáticas nos direitos básicos brasileiros. - Banco de redações


A importância do debate sobre o impacto das mudanças climáticas nos direitos básicos dos brasileiros

Enviada em: 10/08/2024

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

De acordo com Hans Jonas, filósofo alemão, ao afirmar em sua obra "O Princípioda Responsabilidade", que devido às ações antrópicas, a humanidade se encaminha rumo à sua própria destruição. Assim como na obra aborda, observa-se que na realidade contemporânea, (Sem vírgula) a ausência de debate acerca das mudanças climáticas no Brasil, (Sem vírgula) vem sendo uma dificuldade, uma vez que são vários empecilhos para o enfrentamento desse descaso (Deixe a questão dos direitos evidente). Logo, a fim de mitigar essa problemática e construir uma sociedade mais sustentável, pressupõe análise do: silenciamento social e da omissão do Estado. 

Sob uma primeira análise, mostra-se como um dos principais obstáculos o silenciamento social, já que intensifica a escassez de conversas sobre a questão climática. Nesse aspecto, Jean-Paul Sartre — importante filósofo francês — afirma em sua obra "O Ser e o Nada", que existe um conceito conhecido como "Acomodação Social", segundo o qual há alguns termos sociais banidos da discussão coletiva. Sob a lógica de Sartre, o debate a respeito das mudanças climáticas, embora seja relevante para a sociedade brasileira não recebe a devida importância. Consequentemente, enquanto esse impasse for a realidade do Brasil (Vírgula) a população será obrigada a conviver com um dos mais graves problemas: o silenciamento de debates relevantes.

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, vale ressaltar que a omissão do Estado é um fator que agrava tal negligência. (Truncamento) Visto que, para Norberto Bobbio —expoente filósofo italiano — as autoridades devem não apenas ofertará os benefícios da lei mas também garantir que a população usufrua deles, na prática. Nesse sentido, garantir a população as informações e discussões coletivas é imprescindível, bem como práticas para minimizar os efeitos das mudanças climáticas. Assim, é contraditório que mesmo sendo nação pós-moderna que o corpo social anda conviva com o arcaico dilema da ausência de argumentação em problemas da sociedade.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, para desconstruir tal situação, algumas práticas devem ser tomadas com urgência. Com isso, cabe ao Ministério do Meio Ambiente juntamente com as escolas — responsáveis pela transformação social — a criação de projetos sociais, como ações comunitárias, a exemplo de palestras e reciclagem nas escolas, com isso a população terá acesso a esses impactos, na prática. Essa iniciativa terá como finalidade mobilizar o Estado — cuja a função é garantir o bem-estar da população — melhorar a informação da nação, para que (Vírgula) então, uma sociedade bem informada e um futuro sustentável seja (Vírgula) em breve, a realidade do Brasil.​​​​​​​

Comentários do corretor


A abordagem do tema foi tangencial. É preciso trazer elementos tanto das questões ambientais quanto dos direitos. Bom estudo!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 40 Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 40 Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     480


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200