De acordo com Hans Jonas, filósofo alemão, ao afirmar em sua obra "O Princípioda Responsabilidade", que devido às ações antrópicas, a humanidade se encaminha rumo à sua própria destruição. Assim como na obra aborda, observa-se que na realidade contemporânea, (Sem vírgula) a ausência de debate acerca das mudanças climáticas no Brasil, (Sem vírgula) vem sendo uma dificuldade, uma vez que são vários empecilhos para o enfrentamento desse descaso (Deixe a questão dos direitos evidente). Logo, a fim de mitigar essa problemática e construir uma sociedade mais sustentável, pressupõe análise do: silenciamento social e da omissão do Estado.
Sob uma primeira análise, mostra-se como um dos principais obstáculos o silenciamento social, já que intensifica a escassez de conversas sobre a questão climática. Nesse aspecto, Jean-Paul Sartre — importante filósofo francês — afirma em sua obra "O Ser e o Nada", que existe um conceito conhecido como "Acomodação Social", segundo o qual há alguns termos sociais banidos da discussão coletiva. Sob a lógica de Sartre, o debate a respeito das mudanças climáticas, embora seja relevante para a sociedade brasileira não recebe a devida importância. Consequentemente, enquanto esse impasse for a realidade do Brasil (Vírgula) a população será obrigada a conviver com um dos mais graves problemas: o silenciamento de debates relevantes.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, vale ressaltar que a omissão do Estado é um fator que agrava tal negligência. (Truncamento) Visto que, para Norberto Bobbio —expoente filósofo italiano — as autoridades devem não apenas ofertará os benefícios da lei mas também garantir que a população usufrua deles, na prática. Nesse sentido, garantir a população as informações e discussões coletivas é imprescindível, bem como práticas para minimizar os efeitos das mudanças climáticas. Assim, é contraditório que mesmo sendo nação pós-moderna que o corpo social anda conviva com o arcaico dilema da ausência de argumentação em problemas da sociedade.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para desconstruir tal situação, algumas práticas devem ser tomadas com urgência. Com isso, cabe ao Ministério do Meio Ambiente juntamente com as escolas — responsáveis pela transformação social — a criação de projetos sociais, como ações comunitárias, a exemplo de palestras e reciclagem nas escolas, com isso a população terá acesso a esses impactos, na prática. Essa iniciativa terá como finalidade mobilizar o Estado — cuja a função é garantir o bem-estar da população — melhorar a informação da nação, para que (Vírgula) então, uma sociedade bem informada e um futuro sustentável seja (Vírgula) em breve, a realidade do Brasil.
Comentários do corretor
A abordagem do tema foi tangencial. É preciso trazer elementos tanto das questões ambientais quanto dos direitos. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 40 | Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 40 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 480 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |