“Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo.” A frase do filósofo espanhol Ortega y Gasset reflete a realidade do Brasil diante das mudanças climáticas. O país já enfrentou diversas catástrofes decorrentes desse problema, agravado pela exploração desenfreada dos recursos naturais, prejudicando a qualidade de vida da população, especialmente a mais marginalizada e inassistida pelos órgãos governamentais.
Entretanto, na Constituição Federal do Brasil, é assegurado o direito a um meio ambiente equilibrado a todos os cidadãos, cabendo aos órgãos públicos implementar esse direito. Contudo, a realidade mostra que a implementação efetiva dessas políticas ainda enfrenta desafios, como a falta de fiscalização rigorosa, e a insuficiente conscientização da população, impedindo a plena concretização desse direito constitucional. (Melhore a apresentação dessa discussão)
Diante disso, a população mais pobre do Brasil se encontra numa situação sensível, visto que enchentes, deslizamentos resultantes de fortes chuvas, escassez de alimentos, seca, entre outros problemas, advém da crise climática e acentua as desigualdades já existentes. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, fica evidente que o Ministério da Segurança Pública deve investir em projetos de infraestrutura para cidades propensas a enchentes, juntamente com a Secretaria Nacional de Assistência Social elaborar programas de assistência para pessoas que vivem em locais vulneráveis a eventos climáticos. Além disso, cabe aos órgãos ligados ao meio ambiente, como a Anvisa (Reveja), fiscalizar e promover o debate em volta do uso desenfreado de recursos naturais, garantindo não só para o equilíbrio ecológico, mas também para a sobrevivência das futuras gerações. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas em sua totalidade e por meio de um projeto de texto. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |