Augusto Cury (Vírgula) renomado psiquiatra (Vírgula) afirma que a saúde mental é a capacidade da mente estar em equilíbrio com o corpo, tendo essa o controle das emoções. Dessa forma, é fundamental garantir o bem-estar mental. No entanto, esse dever encontra-se negligenciado na população idosa brasileira, visto que a omissão governamental e a exclusão digital são as possíveis causas para esse problema. (Formulou a tese)
Diante desse cenário, um dos caminhos é combater o descaso estatal em investir na saúde mental de idosos. Segundo, Thomas Hobbes o Estado deve promover meios para o desenvolvimento da coletividade. Contudo, esse pensamento não é colocado em prática, haja vista que o sistema único de saúde tem equipamentos e atendimento precário. Por isso, a parcela idosa é privada de ter saúde psíquica de qualidade, assim é necessário uma urgente intervenção para resolver o impasse mencionado. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, outro obstáculo é a exclusão da terceira idade na economia do país. Sob essa ótica, o filósofo Bentinho declara que o desenvolvimento humano só será possível quando a sociedade cívil afirma alguns princípios indispensáveis como a inclusão e a igualdade. Entretanto essa máxima não é aplicada na realidade, porque muitos idosos são excluídos da coletividade, e com isso eles se sentem sem utilidade despertando sentimentos de tristeza e ansiedade. Logo, é preciso incluir essa parcela ativamente na economia.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é evidente a importância de promover o bem-estar psíquico dos idosos. Para isso, o Estado- responsável pelo bem-estar social- deve iniciar um programa de apoio à saúde de pessoas da terceira idade, por meio de investimentos no (SUS), a fim de garantir a saúde mental dessa parte da população. Além do mais, o Ministério da Economia deve criar políticas públicas de inclusão dos idosos na economia, a fim de contribuir para o bem-estar mental dos mais velhos. (Proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |