Após passar por todas as fases da vida produtiva trabalhando, chega a hora de viver com o que restou da saúde e do vigor na aposentadoria. Assim é a vida do trabalhador (a), brasileiro (a). (Não compreende a estrutura do texto)
Quando completamos 65 anos de idade, é hora de encerrar as atividades de trabalho remunerado e continuar a vida com os benefícios do governo, a saúde mental e emocional com sensação de dever cumprido com as obrigações de cidadão, as sequelas do trabalho serão sentida com o convívio familiar, social e na ação com os compromissos do cotidiano da nova forma de viver em meio social. (Parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) Mais tempo para conviver em família e rever os amigos, fazer viagens, fazer tratamentos de saúde específicos e detalhados, fazer reflexões do tempo trabalhado lembrar os melhores momentos e tudo o que aconteceu na história durante os dias em que trabalhou, sentir o peso por não ter se preocupado e feito um plano melhor para o futuro próprio e da família. (Não aborda o tema. Parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) Evitar para não entrar em depressão quando os planos de trocar de carro ou dar um presente para um filho (a), neto ou outra pessoa da família não caber no orçamento for uma realidade financeira do idoso (a), é o que mais causa stress, problemas de saúde nos idosos brasileiros, por estarem com a mente e o corpo cansado é preciso evitar notícias desagradáveis e aumentar os dias de vida.
(Boa estratégia coesiva) Para melhorar esta situação com os idosos brasileiros, o governo deve criar programas sociais que proporcione garantias de direitos ao trabalhador (a) após os 65 anos de idade, benefício que não sobrecarregue o orçamento do tempo de produtividade e lhe proporcione uma vida mental e financeira mais adequada e tranquila na aposentadoria. (Parágrafo frasal)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 40 | Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 40 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 440 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 120 | Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 120 | Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 600 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |