Ao refletir sobre a saúde mental na terceira idade, é elementar ponderar acerca da importância de garantir aos idosos brasileiros o acesso a tratamentos especializados. Neste sentido, defende-se que o envelhecimento ativo é fator fundamental para o bem-estar físico, social e mental e atua como uma ferramenta propulsora de qualidade de vida. Para aprofundar-se no tema é necessário discorrer sobre os desafios e os avanços que se apresentam neste contexto. (Melhore a contextualização)
Ocorre que o envelhecimento ativo, que pode ser compreendido como a união do bem-estar físico, mental e social, é um processo de envelhecer com qualidade. Este conceito adotado pela OMS-Organização Mundial da Saúde abrange inclusão, oportunidades, garantia de acesso à saúde e segurança para os idosos. Entretanto, o desafio para que o envelhecimento seja ativo e uma experiência positiva é o comprometimento das instituições públicas e privadas e a sociedade como um todo. A família desempenha um papel primordial pois a solidariedade e a sensação de pertencimento entre gerações é indispensável para um envelhecimento ativo. (Reestruture a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em contrapartida, a Comissão de Seguridade aprovou a Política Nacional de Promoção ao Envelhecimento Ativo, em 2021, que visa incentivar programas de esportes para idosos, capacitação para o mercado de trabalho e diversos estímulos a autonomia e socialização com obrigações para o poder público, comunicação e as instituições. Essa política visa promover uma maior qualidade de vida e a inclusão de atividades que minimizem a depressão, o maior transtorno psicológico, na terceira idade. Além disso, o atendimento na atenção básica já é prioritário para essa faixa etária, visto que a Lei de Proteção ao Idoso respalda este ato.
(Boa estratégia coesiva) Diante disso, verifica-se que há desafios, porém avanços neste cenário. A Política Nacional de Proteção a Pessoa Idosa impõe obrigações ao poder público, a comunicação e as instituições, porém devem ser mais abrangentes. A comunicação deve ser assertiva no sentido de conscientizar a sociedade da importância do respeito, da inclusão e do combate ao etarismo. A família deve ter senso de responsabilidade e cuidado mútuo. Desta forma, o envelhecimento ativo será uma ferramenta para a qualidade de vida e saúde mental dos idosos brasileiros. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |