A AIDS, doença do vírus HIV, foi uma calamidade dos anos 80 que afetou mundialmente os países. Por causa dos altos números de infectados, ignorância e falta de informações, fazendo com que os atingidos pela doença ficassem isolados. Atualmente, a situação não é diferente, já que os idosos também estão sendo deixados de lado assim como os infectados pelo vírus. Na maioria das vezes, quando os idosos precisam de cuidados de terceiros, como os parentes, são abandonados pelos mesmos, sozinhos ou em asilos O abandono faz com que um sentimento de solidão se aposse da mente dessas pessoas fazendo com que problemas mentais possam surgir.
Os resultados obtidos pela pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 13% da população entre 60 e 64 anos sofre com transtorno de depressão. Diante disso, percebe- se que a exclusão dos idosos dos ambientes de convívio com pessoas de outras idades e o isolamento da sociedade afeta quase que diretamente a saúde mental deles. De acordo com a frase dita pelo filósofo Rousseau "o Estado é responsável por garantir o bem-estar social", é possível notar que os cidadãos estão tendo seu bem-estar interrompido já que o governo não está cumprindo com o seu papel, isso ocorre tanto pela ausência governamental em dar suporte a esses idosos quanto pela falta de fornecimento de informações para cuidar desses idosos. (Delimite as discussões)
(Melhore a estratégia coesiva) O filme “UP-altas aventuras" conta a história de um idoso viúvo que vivia solitário tinha uma personalidade extremamente raivosa e infeliz (Vírgula) mas quando ele se encontra com um adolescente escoteiro que bate em sua porta, ele fica diferente, muito mais carismático e feliz. Fora da ficção, a realidade apresentada não é diferente, visto que muitos idosos que vivem sozinhos quando se encontram com crianças, geralmente seus netos, ficam mais animados, porém isso não com frequência. Isso ocorre tanto pela falta de importância para com os idosos por parte dos parentes quanto pela rotina acelerada de pessoas próximas que não permite uma visita, causando um por muitas vezes um sentimento de abandono (Melhore a construção de sentido) o que com o passar do tempo pode levar a um caso depressivo.
(Boa estratégia coesiva) É evidente, portanto que a falta de preparo para lidar com os idosos deve ser combatido. Para tanto cabe ao Ministério da saúde oferecer em unidades básicas de saúde cursos gratuitos com tutoria que promovam o aprendizado sobre formas de cuidado e como cuidar de pessoas da terceira idade (Vírgula) além de propagandas e campanhas para divulgação deles, por meio de palestras, aulas com professores especializados na área nas próprias UBSs, para os cursos e redes televisoras e sociais para ajudar na divulgação (Vírgula) a fim de que assim essa falta de preparo seja preenchida e o problema superado. Dessa forma, é possível evitar que a mesma situação que ocorreu nos anos 80 aconteça novamente.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões dentro do limite de 30 linhas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |