A Constituição Federal de 1988 define que todos são iguais perante a lei. Entretanto, há uma lacuna na garantia da saúde mental para alguns idosos no Brasil, que, muitas das vezes, são isolados socialmente por esse assunto não ter a devida importância, mesmo sendo um direito constitucional. Com isso, emerge um problema sério, em virtude do individualismo e da omissão governamental. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeira análise, o pensamento individualista é um desafio presente no tema. Chimamanda Adichie afirma que " A mudança do status quo - estado das coisas - é sempre penosa. Tal constatação é nítida no egoísmo implantado na sociedade, visto que o cuidado ao próximo tem sido negligenciado quando se trata da terceira idade, pois a maioria das famílias, pela falta de paciência em tentar encaixá-los em sua rotina, opta por colocar os idosos em asilos, o que ocasiona um sentimento de abandono e desencadeia em ansiedade e depressão. Assim, a mudança do status quo se faz necessária. (Deixe claro onde a citação termina)
(Boa estratégia coesiva) Em paralelo, a omissão do governo é um entrave no que tange o problema. Djamila Ribeiro explica: " Para pensar soluções para uma realidade, devemos tirá-la da invisibilidade". Porém, há um silenciamento instaurado na questão da importância da saúde mental dos idosos brasileiros, uma vez que a garantia desse direto não tem sido atendida ou até mesmo observada. (Truncamento) Pois, apesar desse grupo não contribuir economicamente como mão de obra, ainda são consumidores, o que torna questionável a falta de ações do governo. Dessa forma, urge tirar a situação da invisibilidade para atuar sobre ela, como defende a pensadora.
(Boa estratégia coesiva) Portanto é indispensável intervir sobre o problema. Para isso, o poder público deve investir na garantia dos direitos à saúde mental dos idosos no Brasil, por meio da destinação de verbas para criação de programas de inclusão, recreação e palestras - com psicólogos-, a fim de reverter a inobservância que impera. Tais ações podem, ainda, ser transmitidas nas mídias de massa para que a população tome conhecimento. Nesse sentido, a Constituição de 1988 será cumprida. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |