Na animação “Moriarty: o Patriota”, é retratada uma crítica à sociedade de classes, em que as mazelas sociais são consequências do comportamento do povo. De maneira analógica, tal conjuntura é retratada no país ao se analisar a importância de garantir a saúde mental dos idosos brasileiros, o qual é um problema resultante da displicência populacional diante do tema. Desse modo constata-se um impasse motivado não só pela solidão e isolamento social, mas também pela falta de importância de políticas públicas que garantem acesso a serviços de saúde mental adequados. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeiro lugar, a má formação educacional é um agravante da saúde mental dos idosos. Nesse sentido, segundo o pedagogo Paulo Freire, “Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser opressor”. Sob esse viés, a premissa sobredita se aplica no contexto brasileiro, pois parte da população, devido ao ensino lacunar, age como um ponto negativo o que ocasiona que a inclusão social seja tão esquecida. Dessa forma, em decorrência de uma falha dos educandos, a problemática pendura no país. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a mídia é mais um fator que agrava a saúde mental dos idosos no Brasil sob essa perspectiva, conforme o sociólogo Pierre Bourdieu, as instituições cujo dever é promover a democracia, não devem se converter em instrumento de violência simbólica. Nessa óptica, a mídia, a qual tem o papel de disseminar o conhecimento, ao invés de orientar a população no tocante a saúde mental, faz é alienar a sociedade mediante conteúdos empobrecidos os quais não abordam a importância da saúde mental dos idosos. Logo o setor midiático tem interferência direta na manutenção do problema.
(Boa estratégia coesiva) Em suma, assegurar a saúde mental dos idosos brasileiros não é apenas uma questão de direitos humanos, mas também uma medida que contribui para uma sociedade mais justa e inclusiva. É necessário um esforço conjunto da sociedade, governos e instituições para garantir que os idosos tenham suporte adequado para manter sua saúde mental e desfrutar da vida em plenitude. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência
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Nota
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Motivo
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Domínio da modalidade escrita formal
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200
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Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
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Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
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160
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Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
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160
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Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
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Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
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200
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Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
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Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
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80
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Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
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NOTA FINAL: 800
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Veja abaixo a nota relacionada a cada nível |
Nível 0 |
Nota 0 |
Nível 1 |
Nota 40 |
Nível 2 |
Nota 80 |
Nível 3 |
Nota 120 |
Nível 4 |
Nota 160 |
Nível 5 |
Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Novo método de correção de redação criado pelo
Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela
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Competência |
Nota |
Observações |
Competência 1 |
160 |
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 |
160 |
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 |
160 |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 |
200 |
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 |
120 |
Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final |
800 |
A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
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