O conceito de saúde, outrora considerado apenas como ausência de doenças, consiste no completo bem-estar físico, mental e social, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em se tratando da população idosa, a qual já é muito estigmatizada pelo próprio processo de envelhecimento, sabe-se que dentre os direitos elencados no Estatuto da Pessoa Idosa, bem como na própria Constituição Federal de 1988, o direito à saúde integral não é usufruído de forma plena. (Formule a tese)
Mesmo gozando de boa saúde física, a pessoa idosa necessita de boa saúde mental para ter qualidade de vida, que muitas vezes é negligenciada pelos seus familiares e/ou cuidadores. O acesso ao lazer, à educação, à cultura, à prática de atividades esportivas, bem como o convívio com seus pares, além de serem direitos fundamentais, são fatores condicionantes e determinantes da saúde, como preconiza a Lei Orgânica do sistema único de saúde (SUS), sem os quais é impossível garantir saúde mental para esse grupo etário. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) Situações de abandono familiar de idosos são bastante comuns, sendo os asilos e instituições de longa permanência os locais de acolhimento desses indivíduos. Entretanto essa opção torna-se muitas vezes a mais adequada, visto que maus-tratos, violência física, psicológica e até patrimonial são circunstâncias da vida pessoa idosa. Ademais, idosos que já enfrentam doenças mentais, como Alzheimer, Parkinson, depressão, assim como outras doenças crônicas, não são tratados de forma integral, seja pela medicina do setor público ou do privado, ou seja, não recebem um tratamento humanizado, holístico. (Cuidado. Abordagem tendenciosa)
(Melhore a estratégia coesiva) Mais graves e alarmantes, bem como subnotificados, são os casos de suicídio nesse grupo populacional, o que reflete o descaso tanto dos poderes público e privado como da sociedade na atenção à saúde mental da pessoa idosa. Fora isso, o etarismo, isto é, o preconceito contra as pessoas idosas, também se faz presente no dia-a-dia dia a dia destas, dificultando o convívio social em vários setores, como, por exemplo, ao ingressar em um curso superior ou mesmo um curso de dança ou de música, onde por vezes são motivos de chacota por parte dos demais estudantes. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que políticas públicas já existentes de inclusão social da pessoa idosa sejam reafirmadas, bem como formuladas e implementadas mais ações afirmativas. Além disso, é importante que haja incentivo da iniciativa privada, reforçando assim as ações de proteção e reinserção social desse grupo social em situação de vulnerabilidade, como também a conscientização das famílias e da sociedade em geral. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas por meio de um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |