A civilização tecnológica moderna, moldada em grande parte por Stevie Jobs, Stevie Wosniak e Bill Gates, entre outros, origina benefícios e malefícios. Entre aqueles, incluem-se facilidade de conexão com as pessoas e obtenção de informações. Entre estes, incluem-se o potencial viciante e aumento da ansiedade em crianças. O último fator é mais digno de ênfase, pois abre a possibilidade de formar adultos ansiosos e com pouco controle emocional.
Em primeiro lugar, a alta frequência que as pessoas têm em relação à navegação via internet é uma faca de 2 gumes: é bom para cada indivíduo ficar bem informado sobre o que acontece ao redor e com rapidez, mas é ruim pois cria o risco de desconexão em relação ao mundo real, a exemplo da observação da natureza e das outras pessoas. Outro perigo potencial é sensação de frustração, desânimo e irritabilidade, porque, em linhas gerais, os indivíduos postam nas redes sociais apenas a parte boa das próprias vidas particulares. Em crianças, tais probabilidades de causar efeitos negativos são maiores, pois a formação da personalidade e visão de mundo ainda estão em andamento, além da dificuldade em separar realidade e fantasia, situações típicas da idade infantil. Daí o perigo em causar ansiedade, podendo se propagar para idade adulta.
(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, se torna muito importante que pais e professores ensinem a total distinção entre mundos real e virtual, diferente da distinção entre mundos sensível e o das ideias, como apregoava Platão. Nesse contexto, as crianças precisam entender e aprender que muitas vezes as pessoas postam nas redes sociais apenas a parte boa do próprio cotidiano, ignorando a parte ruim, a qual (quase) sempre ocorre. Da mesma maneira, é importante genitores e educadores ensinarem que os indivíduos não necessitam competir com os outros em termos de narrativas sobre quem é mais feliz, leva vida ''mais perfeita'' etc. Basta cada um ser si mesmo e buscar a parte boa da Internet, focando naquilo que mais importa: aprendizagem de conteúdos de Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura etc. Isso seria uma maneira decisiva de propiciar o desenvolvimento da individualidade das crianças, reduzindo a probabilidade de buscar atingir padrões preestabelecidos e combatendo a ansiedade. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, crianças são muito suscetíveis em termos de desenvolver ansiedade, em função da personalidade e visão de mundo ainda em formação, além da dificuldade em segregar realidade e fantasia. Nesse sentido, pais e professores devem ensinar tal distinção, rumo à autonomia individual. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais clareza e produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |