d.l. - Banco de redações


Aumento da ansiedade em crianças por causa da tecnologia

Enviada em: 10/06/2024

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O Estatuto da Criança e do Adolescente foi criado com objetivo de garantir a proteção e o desenvolvimento saudável dos cidadãos menores de idade. Todavia, tal intuito não foi efetivado na prática, haja vista o aumento dos problemas psicológicos sofridos por essa parcela da população, devido ao desamparo estatal e familiar, no que tange o acesso às tecnologias. (Melhore a contextualização do tema)

A princípio, percebe-se que a falta de investimentos para garantir a saúde mental de crianças deriva da negligência governamental, no que concerne a regulamentação do acesso às mídias digitais. Segundo o filósofo contratualista Thomas Hobbes, o Estado surge através de um contrato social, no qual a população aceita sua soberania em troca de proteção e ordem social. Entretanto, nota-se o rompimento desse pacto no cenário hodierno brasileiro, tendo em vista que, devido à baixa atuação das autoridades, os jovens estão desprotegidos dos perigos das redes sociais, que podem afetar o psicológico dos indivíduos que estão despreparados para compreender essas informações que estão sendo expostas. (Melhore a apresentação dessa discussão)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais, a falta do controle parental no acesso ao ambiente virtual é um catalisador da ansiedade nos menores. De acordo com o documentário "O Dilema das Redes", a entrada precoce ao mundo digital dificulta o processo de socialização e, consequentemente, deixa o indivíduo despreparado para agir nas situações cotidianas. Sob esse viés, infere-se que as tecnologias geram ansiedade nos menores, pois ao serem colocados em contextos conflitantes não sabem como lidar e sofrem com a incapacidade gerada pelas influências dos meios virtuais.

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante dos desafios mencionados, urge a atuação conjunta do Estado e da sociedade para mitigá-los. Nesse âmbito, cabe ao Poder Legislativo criar leis que proíbam o acesso de menores de idade às redes sociais, por meio da verificação dos aplicativos no banco de dados, a fim de garantir que as mídias não prejudiquem os jovens. Além disso, o Ministério da Educação, órgão responsável pelo ensino da população, deve educar as famílias sobre a importância da vida fora do ambiente virtual, por meio de palestras on-line abertas ao público, com a finalidade de garantir que as crianças desenvolvam habilidades necessárias para a vida em sociedade, deixando-as menos ansiosas. Desse modo, haverá a diminuição da ansiedade nas crianças por causa da tecnologia. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200