No filme "Divertida Mente 2", dirigido por Kelsey Mann, a personagem Riley, de 13 anos, passa a enfrentar a ansiedade, além das outras emoções comuns da idade. Fora do contexto ficcional, crianças são precocemente acometidas por sintomas da ansiedade, instigados pelo uso da tecnologia. Logo, a dependência do estilo de vida inteligente e o escape da vida real, (Sem vírgula) agravam o impasse. (Muito bem. Formulou a tese)
Conforme o filósofo Zygmunt Bauman, "o problema não é consumir; é o desejo insaciável de continuar consumindo". Sob essa lógica, nota-se que apesar da importância da tecnologia no nosso cotidiano, essa ferramenta provoca uma dependência, gerando um anseio exacerbado em se manter atualizado de novas "inteligências". Ademais, esse uso estabelece um sentimento de aflição, considerando que crianças, previamente, acessam esses aparelhos para distração e divertimento, impedindo o desempenho social, escolar e cognitivo. Desse modo, o cenário apresentado precisa ser alterado.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, esse público que interage pelas redes sociais, torna-se gradativamente imediatista e ansioso, conectado por uma falsa sensação de socialização. Assim, diversos jovens consomem por horas as ferramentas da internet, provocando, depois, uma sensação de angústia pelo tempo desperdiçado ou pelas comparações com as diferentes realidades do mundo digital (Melhore a apresentação dessa discussão). Dessarte, compreende-se as consequências desse refúgio emocional na internet
(Boa estratégia coesiva) Assim sendo, para atenuar os impactos das tecnologias em menores de idade, o Ministério da Educação deve propor atividades e eventos nas escolas, capazes de atrair jovens para fora do mundo digital, bem como incentivar o uso saudável da tecnologia. É fundamental que o Ministério da Saúde mobilize e auxilie esse público, intervindo, através de apoio profissional psicológico em escolas e postos de saúde. Também, é preciso que responsáveis pela criança promovam um ambiente amoroso e acolhedor. Posto isso, os desafios desse impasse serão reduzidos na sociedade. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |