O bullying é uma prática violenta que permeia as relações sociais. As ofensas, perseguições e exclusões são características predominantes desse ato, que pode acarretar em danos físicos e emocionais. (Formule a tese)
As marcas da agressão do bullying podem gerar novos comportamentos violentos. Caso, (Sem vírgula) não haja intervenção das políticas públicas, a vítima pode se tornar-se um agressor.
(Melhore a estratégia coesiva) As ações devem contemplar indivíduo agredido, agressor e o ambiente onde ocorreu. (Truncamento) Pois, (Sem vírgula) o ambiente em que o indivíduo está inserido implica em suas atividades, e o estimula a ser ou não violento como Vigotsky defente, o contexto social tem grande parte na formação do indivíduo.
(Boa estratégia coesiva) Com isso, cabe às instituições e às famílias se atentarem sobre, que contextos estão sendo construídos aos seus adolescentes. Faz-se necessário a ruptura do ciclo do bullying com atenção as falas e demais expressões de seus filhos e educandos. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões por meio de um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |