Compreende-se o bullying nas escolas do Brasil como a ação de prejudicar alguém psicologicamente e fisicamente, como diz o site do BrasilEscola quando pesquisado na Internet acerca do assunto (Evite esse tipo de construção). Tem-se que a sensação de dominação e submissão exercida entre o agressor e a vítima é um determinante, isto, pois a vítima fica vulnerável perante a intimidação do agressor, como o caso do massacre de Suzano, onde um grupo de atiradores entraram armados e dispararam contra os estudantes. Assim, o bullying persiste por ser eufemizado como "uma brincadeira", principalmente por "serem jovens demais para serem maus."
Em primeiro lugar, não é uma brincadeira que gerará escândalos como o massacre de Suzano, na escola Raul Brasil, onde ficaram dezenas de feridos e mortos, isto por o grupo de atiradores terem ligações a comunidades on-line onde almejavam práticas de bullying e, até, de neonazismo, como revelou o G1. Logo, observa-se que o sentimento de dominação que o praticante do dolo comete sobressai a empatia pela pessoa agredida, portanto, caracterizará-se uma violência ao atingido. Porém, o bullying não tem atenção que deveria ter quando está em seu início, sendo "levado a sério" apenas quando ocorre algo grave.
(Uso inadequado do operador argumentativo) Portanto, como reveleu o jornal Estado de Minas, aonde um adolescente de 14 anos, que já não era mais aluno, esfaqueou outros alunos que cometeram bullying contra o jovem enquanto era estudante. Isto revela que, (Sem vírgula) a persuassão do bullying é ignorada e ganha notoriedade apenas quando episódios traumáticos acontecem; (Vírgula) além de que, se tratando da juventude, o bullying é amenizado por não acreditarem na capacidade agressiva dos juvenis. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, afim a fim de inibir mais adversidades educacionais nas redes de ensino brasileiras, é necessário dar a atenção para as queixas de bullying e jamais obsoletar os causadores e os alvejados pelas torpes declarações. Por conseguinte, intervir é difícil e precisa ir afinco no problema, assim é obrigação do Ministério da Educação e Cultura, MEC, manter uma boa comunicação com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, MJSP, para garantir segurança nas escolas e levar atendimento especializado em tratar casos de desobediência à integridade do outrem, para, enfim, garantir um ambiente escolar seguro para os educandos. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |