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A prática persistente do bullying nas escolas do Brasil

Enviada em: 11/05/2024

Status:

Corrigida
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No Brasil atual, os desafios em torno da persistência a prática do bullying nas escolas brasileiras apresenta-se um problema de caráter social que afeta continuamente a população. Isso se deve, sobretudo, à falta de recursos e investimentos do poder público destinados a sanar o bullying dentro das escolas do país, assim como, (Sem vírgula) a ausência de uma educação ampliada que ensine os indivíduos a respeitarem os princípios sociais. Logo, são necessários ações dos órgãos públicos e sociais, que visem o enfrentamento dessa questão. (Muito bem. Formulou a tese)

Primeiramente, a questão a prática afincada do bullying nas escolas, também conhecido como intimidação sistemática, nas últimas décadas passou a ser considerada um problema sério e principal desafio ao Estado de direito do Brasil. Bullying é a violência intencional e repetitivo de maneira psicológica ou física sem motivação aparente. Dessa forma, os problemas relacionados ao aumento de transtornos mentais e afetivos aos discentes, representam enormes desafios para o fortalecimento do processo da política no país. Conforme, a Constituição Federal todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, porém, estudos afirmam que é crescente esse tipo de violência nas escolas. A Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais com o apoio do Ministério da Educação em 2015, revelou que quase 70% dos alunos afirmaram ter presenciado alguma situação de violência dentro da escola. Nesse sentido é importante ressaltar a necessidade de mais políticas públicas destinadas a sanar o bullying dentro das escolas brasileiras. (Delimite as discussões)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais, é necessário destacar o papel fundamental da educação sobre esse viés. A frase conhecida de Nelson Mandela que fala que a educação é a arma mais poderosa que o indivíduo pode usar para mudar o mundo, destacando assim o poder transformador da educação. No entanto, a educação oferecida no Brasil, sobretudo, pelo sistema público está muito aquém do que deveria, uma educação ampliada é uma educação de oportunidades que pode ir além da sala de aula formando indivíduos conscientes do seu papel na sociedade.

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, torna-se claro a necessidade de superar desafios em torno a prática do bllying. Para tanto, órgãos governamentais devem criar políticas para distribuir melhores recursos para sanar ou ao menos minimizar a intimidação sistemática nas escolas, que tem gerado aumento de evasão escolar, de pensamentos suicidas, de ataque as escolas. O Ministério da Educação deve investir na escolarização com materiais didáticos autoexplicativos para todas as idades sobre o malefício da prática do bullying, em especial no espaço escolar, disponibilizar multiprofissionais da saúde para palestrar com os alunos e familiares (Vírgula) orientando-os sobre a importância de combater a prática persistente do bullying às escolas do Brasil. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200