Segundo o grande líder do movimento dos direitos civis negros, Martin Luther King, " A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça a justiça em todo lugar". Nesse sentido, vê - se que semelhante "A prática persistente do bullying nas escolas do Brasil", mesmo após grandes avanços na educação, a situação de iniquidade persiste e reflete na sociedade brasileira, (Sem vírgula) devido á cultura preconceituosa que causa o bullying nas escolas.
Inicialmente, vale ressaltar que o déficit governamental em relação a educação é um problema que não pode dar fim "A prática persistente do bullying nas escolas do Brasil". Nesse sentido, a Constituição Federal declara, no seu artigo 205, que a educação é um direito de todo cidadão e deve ser assegurada pela intervenção do Estado. Entretanto, no Brasil hodierno, percebe- se que tal garantia é negligênciada na prática, pois o bullying persistente nas escolas do Brasil dificulta a vida de certos estudantes. Assim, infelizmente, a lesiva inércia pública fortalece o aumento desse problema no país. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, outro fator responsável pela permanência da problemática é a desigualdade social presente no Brasil. Nesse sentido, o Coeficiente de Gini foi desenvolvido com o intuito de medir as desigualdades de uma sociedade, por exemplo, de renda, de riqueza e de educação. Nessa lógica, segundo o índice de Gini, a desigualdade social no país teve um aumento em 2017, prejudicando também os estudantes, sofrendo bullying por terem uma menor condição financeira. Portanto, é inaceitável que a óbice continue a existir na sociedade, tendo em vista que o bullying é uma das principais causas de uma péssima saúde mental na vida adulta. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a urgência de novas medidas para reverter o impasse no Brasil. Para isso, a mídia deve criar projetos que visem informar a população sobre o bullying persistente nas escolas. Isso deve ocorrer por meio de propagandas televisivas e de reportagens, com a participação de profissionais competentes da área da saúde mental e vítimas do bullying, a fim de garantir os direitos dos indivíduos prejudicados e mobilizar a população. Dessa maneira, será possível que o problema seja gradativamente minimizado. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |