O entendimento sobre o bullying está associado ao ato de uma pessoa se sobrepor à outra como uma forma de superioridade, fazendo o uso da violência física ou psicológica de forma intencional, um ato contínuo que se objetifica na intimidação da vítima, e sendo tratado como algo normal, causa vários danos à mesma, uma vez que provavelmente não teve uma conscientização ética por parte da família do agressor. (Melhore a contextualização do tema)
Diante disso, realizado pela (FLACSO) em 2015, com o apoio do Ministério da Educação, foi confirmado que 69,7% dos estudantes declararam ser vítimas de violência nas escolas. Ao tratar o bullying como algo normal, essa violência continua a persistir e a ser tratada de forma amena, o agressor continuará acreditando que suas ações não possuem consequências, piorando assim a gravidade das suas agressões contra a vítima. (Explore mais a discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) Certamente, a prática do bullying tem como uma das suas raízes a má conscientização do certo e do errado por parte da família, ensinar valores para as crianças é fundamental para elas crescerem tendo um bom discernimento entre o aquilo que é correto e oque é errado, prevenindo (Vírgula) assim, de cometerem atitudes tão drásticas e criminosas contra outras pessoas. (Melhore a apresentação das discussões)
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, percebe-se a ineficácia atenção das pessoas em relação ao bullying. Seria necessário estabelecer um espaço para alunos denunciarem a agressão que sofreram sem se sentirem ameaçados, além de abordar o tema em sala de aula, mostrando as consequências que o bullying pode trazer tanto para a vítima, quanto para o agressor. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |