A urgência de mudança na abordagem escolar - Banco de redações


A prática persistente do bullying nas escolas do Brasil

Enviada em: 11/05/2024

Status:

Corrigida
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O entendimento sobre o bullying está associado ao ato de uma pessoa se sobrepor à outra como uma forma de superioridade, fazendo o uso da violência física ou psicológica de forma intencional, um ato contínuo que se objetifica na intimidação da vítima, e sendo tratado como algo normal, causa vários danos à mesma, uma vez que provavelmente não teve uma conscientização ética por parte da família do agressor. (Melhore a contextualização do tema)

Diante disso, realizado pela (FLACSO) em 2015, com o apoio do Ministério da Educação, foi confirmado que 69,7% dos estudantes declararam ser vítimas de violência nas escolas. Ao tratar o bullying como algo normal, essa violência continua a persistir e a ser tratada de forma amena, o agressor continuará acreditando que suas ações não possuem consequências, piorando assim a gravidade das suas agressões contra a vítima. (Explore mais a discussão)

​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Certamente, a prática do bullying tem como uma das suas raízes a má conscientização do certo e do errado por parte da família, ensinar valores para as crianças é fundamental para elas crescerem tendo um bom discernimento entre o aquilo que é correto e oque é errado, prevenindo (Vírgula) assim, de cometerem atitudes tão drásticas e criminosas contra outras pessoas. (Melhore a apresentação das discussões)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, percebe-se a ineficácia atenção das pessoas em relação ao bullying. Seria necessário estabelecer um espaço para alunos denunciarem a agressão que sofreram sem se sentirem ameaçados, além de abordar o tema em sala de aula, mostrando as consequências que o bullying pode trazer tanto para a vítima, quanto para o agressor. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200