O Estatuto da Criança e do Adolescente, ECA, foi criado em 1990 com a finalidade de garantir os direitos dos cidadãos menores de idade. Entretanto, tal norma não possui atuação efetiva, no que tange a proteção dos alunos vítimas de bullying nas escolas. Nesse cenário, deve-se analisar a invisibilidade do tema como principal agravante da problemática. (Muito bem. Formulou a tese)
A princípio, nota-se que, devido à falta de debates, intimidações sistemáticas – como perseguições, atitudes preconceituosas e agressões – são consideradas comuns no ambiente escolar (Explore mais essa ideia). De acordo com a filósofa brasileira Djamila Ribeiro, para solucionar um problema social, deve-se, primeiramente, tirá-lo da invisibilidade. À luz dessa perspectiva, mesmo que legislações sejam criadas, só poderão ser efetivadas se houver mudanças na mentalidade vigente da população.
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, as consequências sofridas pelas vítimas de bullying são irreparáveis. De modo fictício, o livro “O Extraordinário” retrata como as constantes perseguições sofridas por August em sua escola, por causa da sua aparência, afetam todas as áreas de sua vida. De modo análogo, as vítimas dessas práticas apresentam limitações, principalmente, psicológicas, como baixa autoestima, fobia social e déficits no desenvolvimento (Apresente dados). Logo, faz-se imprescindível a dissolução dessa conjuntura.
(Boa estratégia coesiva) Em suma, diante do desafio mencionado, urge a atuação conjunta do Estado e da sociedade para mitigá-lo. Nesse âmbito, cabe ao Ministério da Educação, órgão responsável pelas questões escolares, ensinar aos alunos as consequências do bullying e medidas para evitá-lo, por meio da promoção de palestras nas escolas. Tal medida tem por finalidade romper com a prática de bullying presente no âmbito escolar brasileiro. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |