Lixo Têxtil: Uma Ameaça Ao Meio Ambiente. - Banco de redações


Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

Enviada em: 27/03/2022

Status:

Corrigida
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Segundo Paul Atson, co-fundador do Greenpeace (Vírgula) “Inteligência é a habilidade das espécies para viver em harmonia com o meio ambiente”. Essa citação ressalta a importância do cuidado que o ser humano deve ter perante a natureza, apesar disso tais cuidados não são vistos com frequência, a exemplo disso está a produção exacerbada de produtos têxteis e seu descarte inadequado. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese) 

A fabricação de tecidos no Brasil é de aproximadamente 9 bilhões por ano, para toda essa fabricação é necessário a matéria-prima, na maioria das vezes advinda da natureza seja de fonte animal ou vegetal (Melhore a construção dessa ideia). Tudo isso ocasiona em uma superexploração do meio ambiente, levando a desastres ambientais como desmatamento (Vírgula) e em casos de extração bruta leva a erosão do solo. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, quando se tem uma superprodução é necessário pensar no descarte para evitar tal degradação da natureza. Sendo assim, isso se torna um problema recorrente, principalmente quando leva-se se leva em conta a falha no descarte do lixo no país. Com a grande demanda requer o dobro do trabalho na reciclagem, de acordo com o site Ecoassist a parcela de lixo têxtil descartada de forma adequada é menor do que a metade de resíduos produzidos, isso reforça a falha no sistema de descarte. (Reestruture e explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Diante de tudo, cabe às autoridades a melhoria na reciclagem de resíduos têxteis do país, incentivando através de campanhas a criação de centros automotivos e o descarte ecológico de tais produtos. Além disso (Vírgula) aqueles que não seguirem o Novo Código Florestal que assegura a proteção da vegetação nativa devem ser punidos, (Sem vírgula) com multas (Vírgula) e em casos mais graves até a prisão. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200