Redação 234 - Banco de redações


Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

Enviada em: 26/03/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O Fantástico, programa exibido pela emissora “Globo”, apresentou em umas de suas matérias o impacto do lixo têxtil na sociedade, o qual fomentava tanto as desigualdades sociais quanto a poluição ambiental.Na realidade, nota-se que apesar das medidas sanitárias existentes,infelizmente, esse tipo de dejeto ameaça nocivamente o ambiente. Isso ocorreu não só pela negligência governamental, mas também pelo desenvolvimento capitalista (Muito bem. Formulou a tese). Assim, torna-se indispensável analisar essa conjuntura, o que pressupõe uma discussão acerca do problema. 

Diante desse cenário, é fato que o deficitário investimento do governo na infraestrutura das cidades para evitar os entulhos configura-se um obstáculo histórico. Isso porque, em meados do século XVIII, a Primeira Revolução Industrial (Vírgula) com o cercamento dos campos (Vírgula) potencializou o ramo têxtil e modificou o modo de vida urbano. Nesse contexto, a falta de políticas públicas que estruturem o destino final dos resíduos dessa produção e o local a serem depositados são fruto de um evento social que persiste até hoje e contribui negativamente no aumento de lixões a céu aberto, geralmente em espaços subdesenvolvidos,que prejudicam o solo, o ar e os indivíduos que entram em contato com os artefatos. Dessa forma, mesmo depois de décadas, esse lixo permanece sendo um empecilho derivado da passividade do poder público que fragiliza o equilíbrio sustentável. (Delimite e explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é relevante salientar ainda a sobreposição da ideologia do capital em detrimento da preservação dos recursos naturais. Sob esse viés, o “mundo da moda” aliado ao consumo exacerbado motivam as corporações têxteis a produzirem desenfreadamente diversas peças que satisfaçam o mercado e gere lucro. Nessa lógica, essa situação está diretamente relacionada com o conceito da “Indústria Cultural”, o qual esclarece que as práticas sociais como a tecelagem, por exemplo, estimulam desejos de compra com propósitos prioritariamente lucrativos. Consequentemente, o descarte de produtos, muitas vezes em bom estado, se torna constante, o que colabora para a diminuição do teor crítico da coletividade no cuidado ao meio ambiente. Desse modo, faz-se urgente a mudança desse quadro nefasto para o pleno funcionamento da sociedade. (Delimite e explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, que medidas são necessárias para mitigar e superar esse impasse. Urge que o Ministério do Meio Ambiente, responsável por estratégias ecológicas, por meio de verbas governamentais, crie um site eletrônico para regulamentar todas as empresas têxteis, o qual contenha a quantidade mensal dos insumos usados na produção e o possível lugar de descarte dos resíduos, acompanhado de uma fiscalização rígida, a fim de diminuir os impactos ambientais e disseminar a responsabilidade coletiva. Espera - se , com isso, que a reportagem jornalística apenas seja lembrada como um passado distante e não mais realizado na prática. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta) 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200