[Sem título] - Banco de redações


Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

Enviada em: 26/03/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

De acordo com dados do Sebrae, anualmente (Vírgula) no Brasil, cerca de 170 mil toneladas do  de lixo são de produtos têxteis. Composta por sobras e descartes de tecidos, e muitas vezes até roupas inteiras, essa porção do lixo causa impactos enormes ao meio ambiente e à sobrevivência humana, podendo levarem 20 anos para se decomporem e materiais mais resistentes até quatro séculos. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese) 

Ainda que hajam iniciativas para o recolhimento e reciclagem adequados para os tecidos (Vírgula) muitas indústrias produtoras descartam, de forma incorreta, esse material (Vírgula) causando um desequilíbrio na natureza. Estudos apontam que até 2050 o lixo têxtil vai ser responsável por 25% do carbono presente no planeta, o que traria consequências irreversíveis. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) A presença do carbono em grande quantidade na atmosfera pode fazer com que os oceanos absorvam esse gás (Vírgula) causando uma acidez na água. Além de que o carbono pode ultrapassar para outras camadas da atmosfera (Vírgula) fazendo com que ocorram elevações nas médias das temperaturas, causando assim um grande acumulado de consequências (Vírgula) acarretando em um desequilíbrio. (Reestruture e explore com mais produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) Hoje em dia, não apenas no Brasil (Vírgula) mas em todo o mundo, a indústria da moda contribui para o aumento da parcela que os produtos têxteis ocupam no lixo, porém vale ressaltar que há um descarte incorreto também nas casas da população. Muitas vezes ao invés de procurar centros que recolhem esses produtos, roupas velhas ou não mais desejadas são jogadas no lixo sem a mínima consciência e acabam contribuindo com os impactos desses materiais. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é de extrema importância que exista uma visibilidade para os projetos e ações que fazem a coleta desses tecidos para que a população possa contribuir com esses movimentos. E também que sejam feitas iniciativas nas empresas de moda para que encontrem centros de reciclagem adequada para poderem descartar os produtos de forma certa e fazer com que todos estejam cientes do impacto que descartar de forma incorreta causará ao planeta e às vidas de todos. ​​​​​​​(Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200