Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente-joy - Banco de redações


Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

Enviada em: 26/03/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

"Construímos muitos muros e poucas pontes". Essa afirmação do teólogo cientista inglês Isaac Newton pode ser facilmente aplicada ao comportamento da sociedade diante da ameaça do lixo têxtil ao meio ambiente , já que essa problemática é marcada na sociedade por concentrar a construção de barreiras sociais e a escassez de medidas para a sua erradicação. Assim (Vírgula) torna-se claro que esse panorama tem origem na falta de infraestrutura e na banalização. (Muito bem. Formulou a tese) 

A princípio, é imperioso notar que a indiligência do Estado potencializa a falta de infraestrutura. Esse contexto de ignorância das esferas de poder exemplifica a teoria das Instituições Zumbis, do sociólogo Zygmunt Bauman, que as descreve como presentes na sociedade, todavia, sem cumprirem sua função social com eficácia. Sob essa ótica (Vírgula) devido à baixa atuação das autoridades, observa-se que no Brasil muitos políticos não investem o suficiente em intitutos de reciclagem, pouco se atentando em gerar impactos no meio ambiente e nos oceanos, tendo em vista que as fases de cultivo, o tingimento, confecção e uso de tecidos são as principais causas dos danos ambientais citado anteriormente (Melhore a apresentação dessa discussão). Nessa perspectiva, para a completa refutação da teoria do estudioso e mudanças dessa realidade, faz-se imprescindível uma intervenção.

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é igualmente preciso apontar a banalização como outro fator que contribui para a manutenção dessa ameaça ao meio ambiente. Posto isso, dados do Sebrae mostram que "Mais de 170 mil toneladas de lixo são de produtos têxteis, sendo eles sobras ou descartes". Esse alarmante expressivo é resultado da joga de lixo têxtil (Melhore essa construção) que passou a ser normal na sociedade, uma vez que mantendo um papel despreocupado a lacuna ambiental acaba por acontecer uma série de desequilíbrios no efeito estufa. Em decorrência disso, o aumento significativo do CO2 no ambiente, sendo uma situação inadmissível em uma nação que se consagra plenamente desenvolvida. (Explore a discussão com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) É crucial, portanto, superar a ameaça do lixo têxtil ao meio ambiente . Dessa maneira (Vírgula) cabe ao Ministério do Meio Ambiente- (Sem travessão) promover a proteção e recuperação da natureza- criar medidas que reduzam os impactos no meio ambiente, por meio de empréstimos e de incentivos fiscais, com o objetivo de colaborar com a diminuição de CO2. Além disso, a sociedade deve criar campanhas publicitárias nos meios midiáticos , por meio das mídias de grande alcance, afim  a fim de estimular o senso crítico na população. Espera-se, com essas medidas, construir mais pontes e derrubar os muros associados ao abuso infantil no Brasil, refutando a promessa de Newton. ​​​​​​​(A proposta está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200