[Sem título] - Banco de redações


Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

Enviada em: 26/03/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Hoje em dia, muito se fala em sustentabilidade, reciclagem e reutilizar objetos, para fins de preservar a Biosfera. (Truncamento) Mas, na prática (Vírgula) não é bem assim, isso porque o descarte de lixo na natureza tem se tornado cada vez mais intenso, e o lixo têxtil é um dos mais prejudiciais e acumulativos do planeta. Faz-se necessário que essa questão do lixo têxtil tenha uma intervenção mais eficiente. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese) 

As indústrias faturam muito para produzir em larga escala, pois o principal objetivo é obter o consumismo e a lucratividade, muitas vezes sem levar em conta os prejuízos causados ao meio ambiente. Apesar da indústria têxtil ser de suma importância, em contra-partida contrapartida pouco se fala nas consequências que esse tipo de lixo jogado em locais inapropriados produz, tais como contaminação e acidificação da água, intoxicando e matando a fauna marinha, emissão de CO2 aumentando a temperatura, décadas para se decompor, mesmo roupas de algodão. (Reestruture e explore com masi produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Infelizmente, contudo, o problema não para por aqui. Tudo é afetado, seja o planeta que vai se poluir mais rapidamente emitindo gases tóxicos e mais radiação, seja os animais que vão se contaminar com metais pesados, repassando substâncias tóxicas para toda a cadeia consumidora, seja o desequilíbrio no ecossistema, e seja para seres humanos que vão sofrer todos esses impactos também. (Melhore a progressão de ideias. Explore a discussão com mais produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) É imprescindível que haja leis ambientais mais eficazes que regulem e fiscalizem indústrias têxtil  têxteis que descarregam o lixo em aterros, áreas a céu aberto, lixões, entre outros locais que são impróprios para este fim, e se preciso aplicar leis a quem comete crime ambiental, além de criar debates nas escolas sobre a importância do cuidado com a natureza e os danos do descarte incorreto do lixo, é preciso levantar pautas sobre a importância de reutilizar e reciclar objetos, no mais, conscientizar a todos que o lugar do lixo têxtil é no lixo e não na natureza. (Evite um parágrafo frasal. Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200