Lixo têxtil - BXA - Banco de redações


Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

Enviada em: 26/03/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na obra “Urupês” (Vírgula) de Monteiro Lobato, é evidenciada a doença do “amarelão” no personagem “Jeca tatu”, o que, para o autor, demonstra um Brasil mal desenvolvido. De forma análoga ao pensamento do escritor, é visível que o lixo têxtil assimila-se com o empecilho da produção literária, principalmente, no que tange sua ameaça ao meio ambiente. Dessa forma, tornam-se imperiosas ações efetivas para a combater esse contratempo, tendo em vista a negligência governamental e o desleixo social incentivado pela Indústria "Fashion". (Muito bem. Formulou a tese)

Em primeira análise, é importante salientar que enquanto se mantiver a apatia Estatal parte da relação humano-ambiental será prejudicada. Nesse viés, de acordo com o poeta Píndaro, muitas vezes o que se cala faz maior impacto do que o que se diz. Com isso, o pensamento assimila-se à realidade brasileira, visto as escassas ações de reciclagem protagonizadas pelas fábricas de tecidos, por exemplo. Dessa forma, ocorre que, (Sem vírgula) a falta de políticas públicas mais coercivas às grandes companhias têxteis reforça com os riscos a permanência do problema, de modo que acarreta a continuidade de impactos severos ao meio biológico, bem como o aumento da emissão de carbono na atmosfera, que acelera o aquecimento global, além da poluição oceânica. (Discussão pertinente. Delimite e explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é válido ressaltar também que a persistência da indiferença coletiva diante do assunto traz dificuldades para os indivíduos no âmbito comunitário. Nessa linha de raciocínio, pode-se observar que há uma discrepância entre o consumo exacerbado de produtos têxteis com o que deveria ser o ideal no cenário moderno, como demonstra a obra “Utopia” (Vírgula) de Thomas More, que exemplifica uma localidade perfeita e sem problemas sociais. Sob esse ponto de vista, advém que o incentivo da indústria “Fashion” potencializa as inconformidades do obstáculo, de sorte que gera o desejo fantasioso na sociedade em ter as famosas “roupas da moda”. Tal consequência traz o apego material ao brasileiro, não o estimulando ao descarte adequado ou a doações futuras. (Explore as discussões com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, fica evidente que medidas devem ser tomadas. Cabe, então, ao Ministério da Educação com o Poder Legislativo, (Sem vírgula) disseminarem a problemática vigente para todos os habitantes nacionais, por meio das escolas, redes sociais e midiáticas, como também pleitear normas mais rígidas, por intermédio das votações realizadas na Câmara dos Deputados, a fim de que a população fique ciente dos malefícios causados pelo lixo têxtil no meio ambiente. Com essas ações, o infortúnio será erradicado, alcançando o desenvolvimento aludido pela obra pré-modernista. (Faltou o detalhamento) 

Comentários do corretor


Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200