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Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

Enviada em: 24/03/2022

Status:

Corrigida
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A questão do lixo têxtil tem se tornado uma grande ameça ao meio ambiente no decorrer dos anos. Isso acontece devido ao descarte incorreto do lixo e ao acúmulo desnecessário produzido por grande parte das pessoas. Nesse sentido, a falta de reflexão em relação a esse assunto tem sido cada vez mais frequente. Existem dois fatores que tornam-se agravantes nessa problemática, sendo: a ignorância e a negligência governamental. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese com mais clareza)

Nessa perspectiva (Vírgula) deve-se analisar que a ignorância é um fator prejudicial na ameaça que o lixo têxtil causa ao meio ambiente. Segundo dados disponibilizados pela "Associação brasileira de limpezas pública - Abrelpe", o Brasil produziu (Vírgula) somente no ano de 2019, mais de 79 toneladas de lixo, sendo que 40% era descartado de forma incorreta. Com isso, faz-se necessário associar essa questão com a ignorância humana, visto que, (Sem vírgula) existem inúmeros projetos e informações em relação ao quão o lixo têxtil pode ser prejudicial ao meio ambiente caso tenha o descarte de forma incorreta e, mesmo assim (Vírgula) ainda existem indivíduos que padecem em não colaborar (Melhore a apresentação dessa discussão), fazendo jus a citação feita pelo filósofo Amos Alcott - "Ignorar a própria ignorância é a doença do ignorante." Partindo disso, a ameaça ambiental que o lixo têxtil pode causar se encontra longe de obter uma solução.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a negligência governamental também afeta negativamente esse quadro. Em 2014, o "Sebrae" revelou que 80% dos lixos têxteis são jogados em lixões, contando com apenas 20% reciclados, (Justaposição) tendo isso em mente, é notório que autoridades governamentais não estão se fazendo presentes o suficiente nessa esfera, pois, (Sem vírgula) o governo é uma das potências mais importantes para o bem-estar de um país e ainda sim não seleciona formas eficientes de combate a esse ciclo repetitivo. Por conseguinte, também vale ressaltar que o Brasil deixa de ganhar aproximadamente 14 bilhões de reais por ano devido a não reciclagem do lixo, comprovando que a negligência governamental é presente nesse tema. Assim, a ameaça do lixo têxtil continua frequente e sem nenhuma intervenção governamental. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas devem ser tomadas para que o lixo têxtil não seja mais um problema. Para isso, o governo deve destinar verbas que permitam o maior aproveitamento do lixo, com intuito de aprimorar a produção do lixo têxtil reciclável, por meio do Poder Legislativo, que precisa fazer uma lei mais rígida em pró  prol do meio ambiente, aumentando a pena para indivíduos que fazem o descarte errado desse "produto." Dessa forma, seria possível diminuir a quantidade de lixo têxtil disparada em lixões e as pessoas começariam a respeitar os limites do meio ambiente, repensando sobre hábitos tóxicos e contribuindo para um futuro em um país que não seja metade "lixo" . (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200