Impactos do descarte incorreto do lixo têxtil - Banco de redações


Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

Enviada em: 23/03/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Como dizia um antigo provérbio indígena (Dois pontos) “Somente quando for cortada a última árvore, pescado o último peixe, poluído o último rio, que as pessoas vão perceber que não podem comer dinheiro.” O descarte incorreto da indústria têxtil é um dos grandes responsáveis pela emissão do gás carbônico, causando desequilíbrio nas temperaturas. Um dos materiais mais utilizados na produção de tecidos, o algodão, demora 20 anos para se decompor, causando grandes consequências ao meio ambiente. (Formule a tese)

É indiscutível a importância de meios de descartes adequados para cada tipo específico de produto. Na indústria da moda é comum ver-se tendências de estilo toda época do ano. Em determinado período uma roupa está nos padrões e logo depois ela é descartada, sem sabermos qual o destino da peça (Melhore a construção dessa ideia). O Brasil contribui com o descarte de resíduos, todavia (Vírgula) segundo a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), cerca de 40% é descartado incorretamente (Vírgula) acarretando diversos danos ao solo (Essa discussão precisa ser mais explorada). Isso sem contar que dos 80% de resíduos têxteis que vão parar nos lixões, apenas 20% é reciclado, um grande desperdício de matéria.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, é pouco mencionado os danos que o descarte incorreto causa no meio ambiente. A indústria, obviamente por vivermos dentro de um sistema capitalista, está mais empenhada a lucrar do que produzir com sustentabilidade. Na mídia é comum vermos a transmissão de grandes eventos internacionais de moda, onde no decorrer do desfile diversas modelos os exibem levando o nome de inúmeros estilistas famosos. Contudo, mostra-se apenas a parte do glamour sem sabermos o que acontece depois, na próxima estação quando ocorre as próximas tendências. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade) 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) É imprescindível que todos se conscientizem que o descarte incorreto ocasiona diversos malefícios para o nosso ambiente. A produção nas indústrias deve ter uma moda consciente, cabe a cada fabricante se responsabilizar pelo descarte correto de suas produções, ou até mesmo, (Sem vírgula) utilizar do método da reutilização e reciclagem (Vírgula) contribuindo para que ocorra o reaproveitamento de materiais que muitas vezes, sem saber que pode-se se pode utilizá-los para outros fins, são descartados.  (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200