Lixo têxtil, uma discussão ambiental e social - Banco de redações


Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

Enviada em: 21/03/2022

Status:

Corrigida
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A produção industrial do mundo da moda é responsável por toneladas de roupas todos os anos, deste uma parcela é reutilizada para fins de reciclagem e customização de peças usadas e outras são descartadas devido às avarias e pelo desgaste. Dessa forma, discutir acerca do lixo têxtil é problematizar uma situação de agravo ambiental circunstanciado no despejo incorreto desses materiais e na falta assistencialista a respeito do tema. (Muito bem. Formulou a tese) 

Nesse contexto, infere-se dimensionar, inicialmente, como o despejo inadequado do lixo, notadamente o de material têxtil, pode sequenciar prejuízos à natureza. À vista disso, precisa haver um cuidado ao depositá-los, seja em coletas para reciclagem ou fábricas que reaproveitam qualquer tecido para produzir tapetes a baixo custo. Sendo assim, essas medidas ajudam a diminuir o impacto ao meio ambiente, pois (Vírgula) segundo os relatórios anuais do Greenpeace sobre a vida marinha – já foram encontrados pedaços de lã, fios de poliéster e algodão dentro do estômago de tartarugas mortas. Então, é uma realidade a ser debatida com representantes governamentais, movimentos ambientalistas e a população, a fim de informar as consequências (Ingestão de resíduos têxteis por peixes, tartarugas, aves e etc) e, assim, tentar reduzi-los ao longo do tempo. (Delimite a discussão apresentada) 

(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, nota-se a importância em deliberar medidas assistencialistas, quer no sentido de dispor ações educacionais com maior ênfase nos espaços escolares e zonas comunitárias; (Vírgula) quer na viabilização de uma legislação ambiental mais rígida e preocupada com as próximas gerações. Tal parâmetro é crucial para desenvolver iniciativas pelas quais agreguem produtos ecológicos, com insumos naturais e sem tintas tóxicas constituintes das roupas. Para tanto, embora demore a mudar a forma de produção e descarte do lixo têxtil de maneira exorbitante, pequenas atitudes como doar roupas ao invés de jogar no lixo, (Sem vírgula) dimensionam respostas positivas no futuro. (Explore a discussão com mais produtividade)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Com base nessas considerações, o lixo têxtil representa um desequilíbrio ao meio ambiente e, por isso, medidas são imprescindíveis para solucionar o problema. Cabe ao Ministério da Educação, órgão de responsabilidade social e de caráter educacional da sociedade, incluir na nova Base Nacional Comum Curricular – BNCC, a obrigatoriedade de estudos ambientais com foco em soluções diante do tema abordado. Portanto, além de fornecer informatividade aos estudantes, deve ajudar a desenvolver um país mais justo e comprometido com o meio ambiente.​​​​​​​ (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200