[Sem título] - Banco de redações


Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

Enviada em: 21/03/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na animação "Wall-E", dos estúdios Disney, é retratada uma distopia em que os seres humanos entulham a Terra com lixo e poluem a atmosfera com gases tóxicos. Apesar de fictícia, a obra serve como um alerta do que pode vir a se tornar a realidade contemporânea, na qual o lixo têxtil é uma ameaça ao meio ambiente. Nesse viés, é crucial analisar as causas desse revés, dentre as quais se destacam a negligência governamental e o descarte incorreto desses materiais. (Muito bem. Formulou a tese) 

A princípio, é imperioso notar que a indiligência do Estado potencializa a poluição por lixo têxtil. Esse contexto de inoperância das esferas de poder exemplifica a teoria das Instituições Zumbis, do sociólogo Zygmunt Bauman, que as descreve como presentes na sociedade, todavia, sem cumprirem sua função social com eficácia (Essa discussão precisa ser mais explorada). Sob essa ótica, devido à baixa atuação das autoridades, a maior parte do lixo têxtil fica acumulada em aterros sanitários e não passa pelo processo de reciclagem. Nessa perspectiva, para a completa refutação da teoria do estudioso polonês e mudança dessa realidade, faz-se imprescindível uma intervenção estatal. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é igualmente preciso apontar o descarte incorreto de resíduos têxteis como outro fator que contribui para a manutenção do problema. Em Gana, por exemplo, roupas que não serão mais utilizadas são empilhadas na região litorânea do país, onde tornam-se parte do relevo da área. Diante de tal exposto, nota-se que a ausência de um local adequado onde se possa deixar os tecidos sem uso é um dos pontos-chaves do problema (Essa discussão precisa ser explorada com mais produtividade). Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para solucionar o impasse. Nesse sentido, cabe ao Estado — principal promotor da harmonia social — implantar lixeiras para lixo têxtil em bairros e divulgar estas à população, através de mídias sociais e redes televisivas, para que, dessa forma, esses resíduos sejam descartados corretamente e reciclados. Espera-se, assim, que a distopia retratada em "Wall-E" continue privada à ficção. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200