PEDRO DE S. BRITO - Banco de redações


Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

Enviada em: 20/03/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

'' Pouca saúde e muita saúva os males do Brasil são''. A metáfora de Macunaíma- livro de Mário de Andrade- retrata várias mazelas brasileiras. Embora de 1928, a obra é atualizada pelo descarte irregular de lixo têxtil no país, acontecimento nocivo ao meio ambiente. Assim, infere-se que os responsáveis por tal irregularidade é o Estado e a sociedade civil organizada, setores indispensáveis para a manutenção do bem-estar social. (Formule a tese)

(Não é considerado um elemento coesivo interparágrafo) A priori, para que os resíduos têxteis tenham um destino correto, é necessário a intervenção do governo federal, visto que, (Sem vírgula) tal setor se mostra ineficiente no combate à a essa ameaça ambiental (Essa discussão precisa ser mais explorada). Sob esse viés, ratifica-se o conceito de ''Estado Mínimo'', do economista Adam Smith, que diz que o Estado deve garantir apenas a segurança, a justiça e a defesa da vida. Logo a chamada "Miniaquia" negligencia setores fundamentais e, por conseguinte, o meio ambiente.

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a falta de empenho popular na separação e descarte adequado do lixo têxtil é outro responsável pelo problema. Segundo o pensador Jean Jacques Rousseau, sociedade e Estado devem fazer um "Contrato Social" a fim de evitar que uma barbárie se instaure no governo, entretanto, no que se refere ao descarte irregular de tecidos, a população não está cumprindo com seu papel no "Contrato". Portanto, governo e população devem unir forças para a resolução da problemática. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Destarte, Estado e sociedade civil organizada devem atuar para garantir o fim do descarte irregular do lixo têxtil, na qual, (Sem vírgula) deverá ser de fácil acesso à população. Para isso, recurso do tesouro rotativo serão utilizados. Tudo isso com o fito de proporcionar um destino correto para esse lixo têxtil e fazer com que o país tenha mais ''saúde'' e menos ''saúva'' (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200