O Têxtil No Ambiente Natural - Banco de redações


Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

Enviada em: 20/03/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A questão do lixo têxtil como ameaça ao meio ambiente, (Sem vírgula) nunca teve devida importância. (Truncamento) Visto que, desde a época da 1° Revolução Industrial (Vírgula) a problemática vem sendo negligenciada tanto por parte da sociedade cívil - que busca apenas o "status" e não uma real necessidade - quanto pelos meios de producão (Muito bem. Formulou a tese). Diante do esposto exposto, vê-se que o consumismo moderno alavanca a entrave e acarreta diversos danos à natureza. 

Em primeiro lugar, vale ressaltar que o problema tem sido posposto pela sociedade hodierna. Em sua canção mundialmente conhecida "7 Rings", a cantora norte-americana Ariana Grande, (Sem vírgula) mostra a raiz do hiperconsumismo com o refrão ("Eu vejo, eu gosto, eu quero, eu tenho"). A partir deste poder aquisitivo (Melhore a construção dessa ideia), as às pessoas compram cada vez mais roupas, sem questionarem se realmente precisam do produto, com isso as peça são descartadas antes mesmo de perderem a utilidade. (Reestruture e explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, os impactos da cadeia produtiva têxtil podem afetar todo um ecossistema, seja no plantio do algodão à confecção da peça. No entanto, é na comercialização e na forma de descarte que o problema central está acomodado, pois, de acordo com o Instituto Modefica e FGV, cerca de 9 bilhões de novas peças são produzidas por ano no Brasil (Explore mais essa discussão). Desse modo, a superlotação dos aterros sanitários ocasiona severas consequências ao ambiente natural.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para solucionar o impasse. Infere-se que o Ministério da Educação implemente o ensino da disciplina "Customização: Sem Desperdício" em todas as escolas brasileiras, com o intuito de educar e informar os cidadãos desde a infância sobre a importância do consumo consciente e da reutilização de materiais têxteis. Tal ação será aplicada por meio de investimentos do Estado e vastas campanhas de conscientização nas mídias tradicionais e digitais. Destarte, espera-se assim conter a ameaça do lixo têxtil no meio ambiente. (A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200