Ambiente sustentável - Banco de redações


Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

Enviada em: 17/03/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

De acordo com informação da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, somente no Brasil o setor produz 170 mil toneladas de lixo têxtil, o que tem afetado o meio ambiente. Sem contar com dados estatísticos, quando se coloca esse tipo de resíduo em proporções mundiais, os números são bem maiores. Infelizmente, no Brasil, muitos municípios brasileiros (Dê exemplos) utilizam, ainda, os lixões urbanos, nos dias autuais atuais. Essa velha prática tem configurado um transtorno para o meio ambiente por causa da contaminação do solo e água, mas também do comprometimento da saúde pública. (Muito bem. Apresentou a tese) 

Em primeira análise, a contaminação do solo e das águas subterrâneas quase sempre acontece pelo resultado da atividade humana, principalmente pela deposição de lixo em áreas de grande concentração de pessoas. A despeito de minimizar os riscos dos contaminantes não removidos adequadamente da água, a Organização Mundial de Saúde (OMS) (Vírgula) bem como as estações de tratamento de água têm orientado cuidados com o tratamento do líquido para garantir a potabilidade. Isso faz da prática errada e intensa de depósito de lixo uma fonte de contaminação do solo e das águas subterrâneas, invariavelmente, vulneráveis a uma potencial poluição. Dessa maneira, o descarte incorreto do lixo têxtil e de outros materiais (Foque no lixo têxtil) têm impactado a natureza de forma negativa. (Reestruture e explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, cabe destacar que o impacto do lixo têxtil no meio ambiente pode comprometer a saúde pública pelos danos causados pelo descarte incorreto em lixões. De acordo com estudo da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre), o Brasil precisa de aproximadamente 500 aterros sanitários para erradicar os lixões, podendo ser todos construídos com um investimento de R$ 2,6 bilhões. Os lixões geram novos problemas ao meio ambiente, à saúde pública e aos cofres públicos, além de gerar também a necessidade de reverter danos ambientais e de tratar dos problemas de saúde causados pelos impactos negativos dos resíduos. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, devem-se buscar ações que enfrentem as ameaças provocadas ao meio ambiente pelo lixo têxtil. Para isso, o Ministério do Meio Ambiente deve aumentar a exigência da erradicação dos lixões e a reciclagem dos resíduos consolidada, com a proposição de métodos e hábitos mais sustentáveis, como desenvolver roupas que durem mais tempo e possam ser recicladas e reutilizadas, por meio de políticas rígidas de atendimento a leis ambientais, na administração municipal, a fim de diminuir os impactos nocivos que afetam a população que depende do meio ambiente para viver. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200