[Sem título] - Banco de redações


Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

Enviada em: 17/03/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Manoel de Barros, poeta pós-modernista, desenvolveu em suas obras uma "teologia do traste", cuja principal característica reside em dar valor às situações frequentemente ignoradas. Segundo a lógica barrosiana, faz-se preciso valorizar também a problemática do lixo têxtil como ameaça ao meio ambiente, ainda que ela seja desprezada por parte da sociedade. Nesse sentido, a fim de mitigar os males relativos a essa temática, é importante analisar a negligência estatal e a ignorância da população. (Muito bem. Formulou a tese) 

Primeiramente, vale ressaltar que a negligência estatal é uma das causas do impasse (Essa discussão precisa ser mais explorada). Nesse cenário, a ordem econômica brasileira, prevista na Constituição da República de 1988, está fundada em alguns princípios e, dentre eles, está a defesa do meio ambiente, o que não é observado em prática visto a quantidade e permanência de lixo têxtil acumulado em território brasileiro (Melhore a apresentação dessa discussão). Diante dos fatos apresentados, é imprescindível uma ação do Estado para mudar sua realidade.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a ignorância da população contribui para a persistência do problema. Nesse sentido, é lícito referenciar o filósofo grego Platão, que (Vírgula) em sua obra "A República", narrou o "Mito da Caverna", no qual homens acorrentados viam somente a escuridão, acreditando que aquela era a realidade, fazendo uma analogia à metáfora abordada, os brasileiros continuam descartando lixo têxtil sem o conhecimento das consequências, ou seja, vivem nas sombras. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Destarte, medidas são necessárias para resolver os obstáculos discutidos. Isto posto, cabe ao Ministério do Meio Ambiente desenvolver campanhas de fiscalização, através de verba pública, com intuito de orientar e conscientizar as indústrias acerca dos problemas causados pelo descarte de lixo têxtil e, consequentemente, amenizar a problemática. (Apresente o detalhamento)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Evite uma argumentação limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200