Lixo Têxtil: uma ameaça ao meio ambiente - Banco de redações


Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

Enviada em: 16/03/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Por ser uma das maiores indústrias econômicas do mundo, a indústria têxtil também apresenta certa ameaça ao meio ambiente, devido à quantidade de lixo que ela produz, fazendo com que os aterros sanitários recebam grande quantidade de lixo têxtil. (Evite um parágrafo frasal. Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

Durante a Primeira Revolução Indústrial, em meados 1760, quando as máquinas começam a ser usadas para acelerar e intensificar o processo de produção, a área têxtil se tornou um setor de grande valor lucrativo. Com a moda sempre se atualizando, e a cada ano novas tendências surgindo, o setor se tornou uma das principais indústrias, ficando atrás apenas da indústria alimentícia. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) O setor é muito importante para a economia, uma vez que gera muitos empregos, porém, da mesma forma que muito se é produzido, muito também é descartado. As roupas são produtos que são descartados e trocados a todo momento. Anualmente, consumidores compram vestuários, principalmente os infantis, pelo fato de que crianças de 2 a 12 anos de idade estão em constante amadurecimento, por isso têm maior necessidade de descartar roupas velhas e adquirir novas, consequentemente, os vestuários infantis possuem um alto preço no mercado. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade) 

(Melhore a estratégia coesiva) Esses frequentes descartes de roupa são consequência do grande número de consumidores que esta indústria possui. Em decorrência da vasta diversidade de produtos e as atualizações das tendências, o que é descartado é destinado aos aterros sanitàrios, onde são acumulados grandes volumes de lixo têxtil que podem impactar de forma negativa o meio ambiente, pois, (Sem vírgula) gera CO2 que quando lançado na atmosfera afeta a camada de ozônio, resultando no agravamento do efeito estufa, podendo aumentar o índice de irradiação solar, causando disertificação do solo e aumento do derretimento de calotas polares. Desta maneira, seria favorável ao meio ambiente e, consequentemente, para o futuro dos seres vivos, que estilos de vida em relação ao consumo excessivo sejam adotados pelas sociedades, adotando um consumo consciente e que gere menos poluição. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200