Problema silenciado - Banco de redações


Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

Enviada em: 16/03/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na obra “ Ensaio sobre a cegueira”, do escritor português José Saramago, o autor utiliza o termo “ cegueira branca” para referi-se à nação que finge não enxergar os problemas em seu meio social. Externo à literatura, a sociedade hodierna vai ao encontro com o exposto pelo escritor, uma vez que, no Brasil, o corpo social possui um olhar pouco direcionado acerca da questão do lixo têxtil, a qual vem sendo uma ameaça ao meio ambiente. Nesse contexto, deve-se analisar como o silenciamento midiático e o consumismo agravam tal problemática, com o intuito de solucioná-la. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

Sob esse viés, é fulcral pontuar, a princípio, como o silenciamento das mídias intensifica o imbróglio. Nesse sentido, Djamila Ribeiro, filósofa brasileira, menciona que um problema só poderá ser solucionado se for tirado da invisibilidade. Sob tal ótica, é fato que a questão do lixo têxtil no meio ambiente é consequência da falta de informação, visto que nas mídias, como em programas televisivos e nas redes sociais, o assunto é pouco discutido, assim contribuindo para a invisibilidade desse nefasto revés (Explore mais essa discussão). Desse modo, é indubitável uma mudança dessa postura midiática para a garantia informacional do povo brasileiro.

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é imperativo ressaltar como o consumismo desenfreado impulsiona o empecilho. Nessa lógica, o filósofo grego Diógenes, adepto da escola do Cinismo, defendia uma vida simples, sem bens materiais e consumismos desnecessários, apenas a felicidade do homem. Contudo, é o oposto que ocorre com o pensamento de parcela da população, tendo em vista que tais pessoas compram compulsivamente produtos têxteis, passando a visar apenas o novo no mundo moda (Melhore a apresentação dessa discussão). Nessa circunstância, por falta de conscientização sobre a gravidade do ato para a natureza, o destino das roupas usadas acaba sendo no  o lixo, ao invés, por exemplo, de uma doação. Logo, urgem maneiras para reverter esse quadro deletério.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante do problema exposto, faz-se importante a criação de medidas para conter os impactos do lixo têxtil no meio ambiente brasileiro. Para isso, o Ministério do Meio Ambiente- responsável pela política nacional do meio ambiente no país, em parceria com as mídias sociais, deve criar campanhas, a fim de conscientizar a população acerca das consequências de se jogar material têxtil no lixo, por meio de "posts" e campanhas nas redes sociais e televisivas. Ademais, cabe ao Ministério da Educação, com o objetivo de controlar o consumismo e incentivar a doação de roupas, criar grupos de educação financeira e de desapegos online, através das redes sociais. Destarte, o lixo têxtil não será mais uma ameaça ao meio ambiente e o Brasil se afastará da sociedade de Saramago. ​​​​​​​(Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Ótima produção textual. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200