Reciclar é preciso - Banco de redações


Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

Enviada em: 14/03/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O lixo têxtil, como todo lixo, é o grande desafio da humanidade. A natureza não aguenta mais ser agredida com toneladas de resíduos domésticos e industriais todos os dias nos quatro cantos do mundo. É uma guerra desleal, injusta e desumana. O lixo têxtil pode ser uma fonte de riqueza para a população descamisada deste país. (Truncamento) Porque ele pode ser transformado em vários artigos para o reuso. (Truncamento) Como vestuário, cama, mesa e banho. Para isso é de grande ajuda a orientação de ambientalistas, governos e ONGs(Sem vírgula) (Organizações Não Governamentais) e a sociedade. Assim, ajuda o meio ambiente, o planeta e as pessoas excluídas da sociedade. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese) 

Como resolver essa equação? Não é preciso ser nenhum Albert Einstein. (Sem ponto final) (um dos maiores gênios da humanidade), só precisa de união e vontade (Evite esse tipo de construção). Lixo têxtil deve ser coletado para a reciclagem. Deve ter em cada canto dos municípios um recipiente para colocar os artigos. As prefeituras coletam e levam para um barracão onde devem ser separadas as peças para doação. (Truncamento) Que serão lavadas e passadas para levar as casas de caridades e filantrópicas. As que não servem mais para vestuário, serão cortadas em pedaços pequenos e transformadas em lenções lençóis, fronhas, toalhas de banho, de mesas, cortinas, tapetes e pano prato e de chão. Doadas a hospitais, escolas, abrigos, presídios, e pessoas que não têm nada. Principalmente após as tragédias ambientais. (Reelabore) 

(Melhore a estratégia coesiva) O governo federal, (Sem vírgula) compra as máquinas de costura, tesoura e linha. As Ongs, (Sem vírgula) treinam os presidiários para costurar. Assim, eles ganhariam tempo em suas penas. Ajudariam os menos favorecidos e teriam uma vida laborativa. Só existe uma maneira de tirar o lixo têxtil dos lixões, mares, rios e esgotos. (Truncamento) Que é sempre onde vão parar carregados pelas chuvas. (Truncamento) Fazendo a reutilização. Uns com tanto e outros sem nada. É preciso fazer o canal de ligação. E cabe a cada um fazer chegar nas mãos de todos que precisam(Reelabore)

(Boa estratégia coesiva) Logo, diante do exposto, fica evidente que esse problema tem solução. Cultura baseada nos famosos 3Rs (Reduzir, Reciclar e Reutilizar). A mudança na forma de pensar é tão eficaz quanto uma fiscalização nacional e está apoiada em leis, controle de dados, economia circular e respeito. Cada cidadão deve ser responsável pelo lixo que produz. A separação deve ser feita por cada um. E cabe ao governo ensinar educação ambiente a todos. Primeiro nas escolas desde o jardim da infância. (Truncamento) Depois com cartilhas explicativas doadas pelas prefeituras, falando sobre os impactos gerados pelo lixo. Ao planeta e à sociedade. Nem tudo o governo pode resolver sozinho. A responsabilidade é de todos e a mudança também. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita) 

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Evite uma abordagem limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     520


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200