Os resíduos da indústria têxtil e sua consequência para o meio ambiente. - Banco de redações


Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

Enviada em: 14/03/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

De acordo com a obra "Modernidade Líquida" (Vírgula) de Zygmunt Bauman, vivenciamos uma cultura mundial de consumo, na qual os produtos se tornam cada vez mais voláteis. Podemos considerar a indústria da moda a principal representante desse modelo, uma vez que é uma importante produtora de bens de consumo, e, em contrapartida, grande geradora de resíduos. O lixo têxtil, por sua vez, é muito preocupante para o meio ambiente, e essa problemática ainda pode ser revertida, desde que se tomem as medidas necessárias. (Formule a tese)

As roupas são bastante simbólicas para a humanidade. Historicamente (Vírgula) sempre foram sinônimo de status e ligadas à noção estética. Atualmente (Vírgula) esse conceito ainda é válido, porém, com o consumismo desenfreado, os produtos têxteis não servem para durar muito tempo, são logo substituídos por algo mais novo conforme ditam as tendências de moda. As indústrias não se preocupam em fazer bens duráveis e de qualidade, já as pessoas, descartam sem o menor receio. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) O lixo têxtil tem pouca visibilidade na sociedade, fazendo com que suas capacidades de reaproveitamento não sejam efetivadas. Um tecido descartado, (Sem vírgula) pode ter suas fibras reutilizadas em estofados, e as roupas usadas ainda podem ser utilizadas por outras pessoas. (Truncamento) Mas não havendo destino certo para o descarte de produtos têxteis, eles podem ir para lixões ou serem despejados nos rios e mares, causando poluição ao meio ambiente. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é evidente que soluções sejam tomadas para amenizar os danos causados ao meio ambiente pelo lixo têxtil. O governo pode implantar leis e fiscalização mais rígidos quanto a responsabilização das indústrias têxteis pelos resíduos gerados por elas, tendo que prestarem contas a respeito de seus descartes. Além disso, para promover uma política de conscientização, o governo pode beneficiar as indústrias que produzirem bens de consumo de qualidade e mais sustentáveis, reduzindo seus impostos, e promover campanhas veiculadas na mídia favorecendo o consumo consciente e a valorização dos produtos reaproveitados. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200