Os Perigos da Indústria Têxtil - Banco de redações


Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

Enviada em: 14/03/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O filme "Cruella", produzido pela Disney em 2021, apresenta a história de uma estilista que tenta construir um nome no meio do design fashion. Durante o longa, é possível acompanhar a produção de diversas peças de roupas feitas pelos personagens, enquanto que algumas delas são utilizadas apenas uma vez durante desfiles e exposições. Apesar de não ser comentado durante a história, essa prática pode trazer muitos impactos socioambientais por conta de seus resíduos têxteis, se tornando uma ameaça ao meio ambiente. (Formule a tese)

Esses impactos negativos vão desde a produção até o descarte dos resíduos. Durante a produção ocorre o gasto elevado de água e de energia, a degradação do solo e poluição de rios pelo uso de defensivos agrícolas, os problemas de saúde gerados aos trabalhadores e a extração exacerbada de matéria-prima. Após o uso, o descarte é feito de forma indevida e em grande volume, agravando a situação dos aterros sanitários. E quando há o descarte correto, pelo fato de a maioria das roupas serem feitas por tecidos híbridos, o processo de reciclagem é dificultado, uma vez que a tecnologia de reciclagem química para separar as fibras e reaproveitá-las em novas fibras não está implementada industrialmente. (Reestruture a discussão)

(Melhore a estratégia coesiva) Os problemas são agravados quando levamos em consideração o Fast Fashion, modelo que visa maior produção com menores custos. Como a produção é feita em larga escala, a qualidade do produto decai, gerando mais resíduos, maior extração de matéria-prima e mais poluição. O documentário canadense "RiverBlue" mostra ao telespectador como a produção em massa de calças jeans polui anualmente rios, lagos, mares e reservatórios na China devido ao tingimento de tecidos. São identificados vários metais pesados no rio de Xintang que são neurotóxicos e cancerígenos, capazes de perturbar o sistema endócrino e causar câncer em diferentes órgãos. Isso afeta a saúde dos trabalhadores e também da população que consome a água poluída. (Reestruture) 

(Melhore a estratégia coesiva) Para que a indústria têxtil gere menos problemas socioambientais, é necessário que haja a utilização de produtos biodegradáveis no lugar de pesticidas e agrotóxicos, além de retirá-los do meio aquático. Além disso, um controle maior de qualidade e de extração da matéria-prima para que seja feita de maneira ecológica e também a reutilização de resíduos mostram-se medidas fundamentais no processo de produção. Para a reciclagem, é essencial o investimento em novas tecnologias para que os tecidos sejam reaproveitados ao máximo na produção de novas peças. (A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e exploradas com produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200