Júlia Alves - Banco de redações


Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

Enviada em: 13/03/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo o artigo 1º, da Resolução de Conama 001, “considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada de qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas...”. A indústria da moda vem causando graves consequências para o meio ambiente, sobretudo nos oceanos, que acaba absorvendo grande parte do carbono emitido por essa indústria. (Formule a tese)

As consequências são preocupantes, desequilíbrio do clima, aumento das médias temperaturas, emissão de carbono. Roupas de algodão levam 20 anos para se decompor e as sintéticas levam até 4 séculos. Apenas em sua fabricação já são perdidos em média 50%, por exemplo, em uma camiseta de algodão. (Abordagem limitada. A discussão precisa ser mais explorada)

(Melhore a estratégia coesiva) De acordo com a Associação de Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe), em 2019 foram descartados 79 milhões de resíduos sólidos. 80% dos resíduos têxtil do Brasil vão para lixões ou são incinerados - já não bastando a liberação de carbono na fabricação, também os danos causados pelas incinerações - e apenas 20% é reciclado. No Chile, as roupas empilhadas tornaram-se parte do relevo da região. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Tendo em vista os fatos comentados, campanhas de conscientização sobre o consumo extravasante  extravagante de roupas e como podemos reciclar ou reutilizar aquelas que já não queremos mais. Uma queda na fabricação de roupas seria visível no sistema financeiro brasileiro, mas, em contra partida contrapartida, desequilíbrio do clima, aumento de médias temperaturas, emissão de carbono, (Sem vírgula) seriam controlados. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200