Segundo o mito grego, Narciso era um jovem tão apaixonado por si mesmo que ficou tão encantado com seu reflexo na água, que permaneceu horas ali até cair no lago e morrer afogado. Atualmente, o conto da origem do narcisismo se tornou ainda mais prejudicial à sociedade, pois já não machucam apenas a si mesmo em nome da vaidade, mas também ele se tornou uma ameaça ao meio ambiente com a crescente quantidade de lixo têxtil. (Formule a tese)
Primeiramente, vale a pena ressaltar que o lixo têxtil é uma ameaça ao meio ambiente porque o antigo costume que as pessoas tinham de cuidar de suas roupas desapareceu diante de uma cultura de fast fashion, onde lojas de roupas (Vírgula) como a SHEIN, priorizam produtos com pouca qualidade (Vírgula) mas com preços baixos para que os consumidores usem as peças apenas algumas vezes, as descartem e já tenha a necessidade de comprar mais produtos. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Um dos principais contribuintes que faz com que o lixo têxtil seja uma ameaça ao meio ambiente é a grande quantidade de confecções que não estão capacitadas para reaproveitar os retalhos em seus processos produtivos, e, consequentemente, são descartados. Segundo o Sebrae, “das 170 mil toneladas de lixo têxtil, 80% ficam nos lixões ou são incinerados e apenas 20% são reciclados”. Esse número é inaceitável quando é considerado que já é possível analisar os efeitos dos lixos descartados (Essa discussão precisa ser mais explorada) incorretamente na natureza.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é importante que o Ministério do Meio Ambiente alerte a população sobre os perigos da cultura de fast fashion através de campanhas e invista na reciclagem correta do lixo têxtil das confecções, com a finalidade de diminuir os impactos dessa ameaça ao meio ambiente. Assim, o Brasil será um país menos narcisista e vaidoso, consciente de como não prejudicar mais o meio ambiente. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Evite uma argumentação limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |