Lixo, Roupas e o Mundo. - Banco de redações


Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

Enviada em: 11/03/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em 2016, nos  nas cerimônias dos jogos olímpicos do Rio, foi apresentado, no enredo de abertura dos jogos (Vírgula) um mundo cada vez mais degradado pela poluição e uma sociedade que deveria se conscientizar sobre o tema. No que diz respeito ao "Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente", é necessário que a sociedade acorde antes que mais problemas chegam  cheguem ao mundo. Sendo assim, cabe discutir os efeitos das mudanças climáticas no mundo, assim como os impactos da mesma  (Use quando houver ideia de igualdade) na sociedade e como isso se relaciona ao lixo têxtil. (Melhore a contextualização do tema) 

Em primeira análise, um dos efeitos causados são na é a questão do paisagismo. No deserto do atacama, no Chile, roupas empilhadas se tornaram parte do relevo da região. Tudo isso acaba acarretando problemas que só vão se agravando cada vez mais, gerando poluição na atmosfera e outros problemas que afetam o meio ambiente como um todo. Além disso, a alta concentração de lixo têxtil gera muito desperdício, já que essas roupas poderiam ser reutilizadas para a fabricação de outros materiais. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, os impactos devem ser considerados. No filme "Wall-e", de 2008, é retratado uma sociedade extremamente consumista e que não se importa muito com as gerações futuras. Nesse contexto, os grandes vilões não são as pessoas somente, mais também as grandes corporações, indústrias e bancos, que, visando cada vez mais o lucro e o crescimento financeiro, visam (Reveja sinônimos) a produção inconsciente e sem pensar nas futuras gerações, não somente de roupas, mas também de outros produtos de consumo. (Reestruture) 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Nesse cenário, medidas precisam ser tomadas. Os governos dos países, representando a população mundial, juntamente com Organizações não Governamentais (ONGs) devem criar programas internacionais de conscientização da produção e consumo em massa de roupas, por meio de investimento de grandes bancos de todo o mundo, como o Itaú Unibanco e o HSBC, visando o controle e o reaproveitamento dos produtos que já foram criados. (Truncamento) Afim  A fim de que haja um maior controle na circulação de roupas pelo mundo, evitando seu desperdício. Também deve ser criado, por parte das empresas e shopping centers, um programa internacional de rodízio de roupas para que se evite o desperdício. Dessa forma, pode se ter o alívio de toda a situação dramática que gera também montanhas de lixo no continente africano. ​​​​​​​(A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200