[Sem título] - Banco de redações


Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

Enviada em: 11/03/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Primeira Revolução Industrial surgiu na Inglaterra (Vírgula) em meados do século XVIII e XIX, marcada principalmente pela produção em massa do setor têxtil. Com máquinas de grande porte, eram produzidas roupas de época, causando grande poluição massiva ao meio ambiente desde de sua criação ao seu descarte. Nos dias atuais, esse processo aumentou devido à explosão demográfica e ao consumismo global. (Muito bem. Formulou a tese)

(Uso inadequado do elemento coesivo) Além disso, pode-se inferir a falta de políticas públicas para uma eficiente logística de descarte e reaproveitamento do lixo têxtil. Intensificado em lixões e aterros sanitários, resíduos têxteis são um grande problema para o meio ambiente, pois a incineração desse material gera a emissão de CO2, contribuindo com a poluição atmosférica. Ademais, os tecidos descartados em grandes proporções a céu aberto, (Sem vírgula) também favorecem a contaminação do solo, afetando assim nichos biológicos. (A tese precisa ser retomada nesse parágrafo de desenvolvimento)

(Boa estratégia coesiva) Todavia, a indústria da moda cresce substancialmente a cada ano,sendo um dos setores comerciais mais lucrativos do mercado mundial. Essa ascensão se deve ao fato desse ramo estar em constante renovação sobre um mundo globalizado. Dessa forma, o consumismo estimulado pelos meios de comunicação agrava a degradação ambiental, especialmente na produção fabril de utilização têxtil, como a liberação de dióxido de enxofre no ar (Vírgula) gerando o fenômeno da chuva ácida. (A tese precisa ser retomada nesse parágrafo de desenvolvimento)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, nesse contexto, percebe-se que medidas são necessárias para resolver os problemas ambientais causadas pelo lixo têxtil. Diante disso, cabe ao governo efetivar leis e práticas sustentáveis, assim como também infere-se o papel das ONGs (Desenvolva a sigla) na criação de projetos sociais de conscientização ambiental, assim será possível amenizar os impactos poluentes relacionados ao descarte irregular do lixo têxtil. (A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200