Uma natureza ameaçada pelo lixo têxtil. - Banco de redações


Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

Enviada em: 10/03/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A industrialização brasileira, iniciada entre o século XIX e o século XX, tem como um dos principais ramos a indústria têxtil, que emprega milhares de trabalhadores natos e que compõe uma parte considerável do PIB (Desenvolva a sigla) brasileiro. Apesar do avanço econômico possibilitado por esse ramo, há um grande problema: a ameaça à natureza causada pelo descarte inadequado dos resíduos. Isso ocorre, seja por negligência populacional, seja por falta de fiscalização adequada. (Muito bem. Formulou a tese)

No auge do século XX, surgiu nos EUA, (Sem vírgula) o “the way of life”, que seria exemplo para os demais países sob influência norte-americana. Esse modo de vida apontava para o consumo desenfreado de todo e qualquer bem industrial, incluindo materiais têxteis, que foram, inclusive, um dos primeiros produtos industriais fabricados no Brasil, no início de sua industrialização, mas que não tinham descarte adequado dos resíduos produzidos. A partir dessa época a alta demanda de bens têxteis cresceu muito e com ele a geração desse tipo de lixo, que inclusive é muito tóxico e demora muito tempo para se decompor nos lixões. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é oportuno comentar a aprovação da Lei dos Resíduos Sólidos, de 2010, que obriga as empresas a darem um tratamento adequado aos subprodutos descartados. (Truncamento) Mas é triste mencionar o pouco esforço público acerca do cumprimento dessa lei, sob pena de afirmar o que dizia Dante Alighieri: “As leis existem, mas quem as aplica ?”. Isto é uma problemática que não pode ser negligenciada. (Reestruture) 

(Boa estratégia coesiva) Portanto (Vírgula) é necessário minimizar a ameaça do lixo têxtil à natureza. Logo é dever das indústrias têxteis e das prefeituras criarem lugares adequados, como aterros sanitários, para o descarte adequado dos resíduos, a fim de que não tenham seu fim em lixões e não reafirmem a célebre frase de Alighieri. ​​​​​​​(A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200