[Sem título] - Banco de redações


Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

Enviada em: 10/03/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Constitucionalmente, o usufruto a um meio ambiente equilibrado é um direito previsto para todos, sendo sua promoção responsabilidade do Estado e da coletividade. No entanto, o Atlas da destinação final de resíduos, publicado em 2020, aponta a existência de 2663 lixões no Brasil, cuja composição abarca 0.59% de sobra têxtil por ano (SEBRAE, 2021). Tal realidade vem mostrar como o lixo, mais especificamente o de tecido, tem apresentado níveis considerados de descarte (Vírgula) acendendo o alerta sobre os possíveis impactos ambientais que essa ação pode ocasionar sob a fauna, a flora e a sociedade. (Formule a tese) 

Em primeiro lugar, a discussão sobre a escala crescente de lixo têxtil demanda uma breve análise da sua causa e dos comportamentos inerentes a esse processo. Quanto as motivações, a forte indústria da moda atrelada à sociedade de consumo tem estimulado o ciclo contínuo de criação de vestuário visando aquecer esse setor por meio do alto consumo desses artigos. Já no âmbito comportamental, a estratégia desse mercado procura associar aquisição a uma falsa ideia de aceitabilidade, onde a compra de uma roupa passaria a sensação de atualização e de conexão com a moda vigente. Logo, esse comportamento efêmero tende a repercutir na produção acentuada de resíduo têxtil sem qualquer tipo de comprometimento ambiental com seu descarte. (Explore a discussão com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, os possíveis impactos desse tipo de lixo ao meio ambiente podem onerar, significamente, a sustentabilidade do planeta, já que a indústria da moda responde sozinha por 8% do carbono lançado na atmosfera, podendo esse valor aumentar, devido ao crescimento desse setor. É sabido que a alta concentração de caborno pode provocar aumento da temperatura das águas dos oceanos (Vírgula) vindo a acarretar a morte da fauna marítima. Além disso, o descarte inadequado desses resíduos em aterros sanitários acentua a emissão desse gás. Pontua-se também que o poliéster contido nesses artigos (Vírgula) quando jogados (Vírgula) no mar podem ser ingeridos por peixes e frutos do mar (Vírgula) perpassando por toda cadeia alimentar até chegar no homem. (Explore a discussão com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, faz-se necessário ações que venham minimizar a produção desse tipo de lixo. Para tanto, os ministérios do Meio Ambiente, da Educação e da Cidadania devem realizar campanhas publicitárias em várias modalidades midiáticas, visando conscientizar a população sobre a questão do lixo têxtil incentivando o reaproveitamento de peças de vestuários através da sua customização. Em paralelo, o Ministério da Economia deve estimular as empresas a adotarem mecanismos mais sustentáveis de produção por meio de isenções fiscais sob a cadeia produtiva têxtil com o objetivo de evitar maiores danos ambientais ao ecossistema terrestre e marítimo e, assim, preservar nossas faunas, floras e a qualidade de vida da nossa sociedade.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200