4587A - Banco de redações


Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

Enviada em: 07/03/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A indústria têxtil surgiu junto com a Revolução Industrial, onde o maior produto consumido era o algodão para a produção de tecidos. Desde seu início, esse mercado vem aumentando gradativamente e sua demanda ficando cada vez maior. Com o crescente números de fábricas e a grande procura por mais variações de vestimentas, esse número tende a aumentar cada vez mais. Porém, essa grande quantidade de resíduos têxteis gera uma ameaça ao meio ambiente e, se não controlado, pode trazer danos irreversíveis. Diante dessa perspectiva, medidas precisam ser tomadas para desacelerar esse processo danoso à natureza. (Formule a tese) 

Essa produção desenfreada está atrelada ao consumismo da população, e a uma antiga cultura que tudo que não serve mais pode ser jogado fora sem chance de reaproveitamento. Devido a isso, houve o crescente número de lixo têxtil em aterros sanitários onde não há uma espécie de reciclagem e essas toneladas de lixo começam a virar uma parte da “paisagem” local. Em uma última análise de cenário, ocorrida em 2019, foi avaliado que cerca de 170 mil toneladas são oriundos da indústria têxtil no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe). Essa prática não pode virar algo comum na sociedade, é preciso medidas para controlar esse processo. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) É importante, ainda, salientar que esse aumento de produção influencia em um número maior de emissão de CO2 na atmosfera, vindo direto das fábricas e também da queima desses resíduos. Esse aumento causa um desequilíbrio climático que pode acabar afetando outras áreas da economia como (Vírgula) por exemplo, a agricultura (Essa discussão precisa ser mais explorada). Adam Smith disse: “O consumo é a única finalidade e o único propósito de toda produção” e é por isso que a sociedade consome tão descontroladamente sem pensar nas devidas consequências que pode acarretar ao próprio futuro. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem o controle do lixo têxtil produzido. O Ministério do Meio Ambiente, (Sem vírgula) precisa fiscalizar com mais afinco, seja por meio de leis mais rígidas e/ou fiscais de vigilância. (Truncamento) Com uma fiscalização que ocorra em certos períodos, com alertas sobre o perigo da grande produção de lixo e com multas para quando a lei não for cumprida. (Truncamento) Para promover o controle de resíduos e a emissão de CO2 produzida pela indústria. Dessa forma, o Brasil poderia superar o problema acarretado pela produção têxtil. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200