Industria têxtil: seus impactos ao meio ambiente - Banco de redações


Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

Enviada em: 07/03/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Ao se discorrer sobre o lixo têxtil, é importante analisar alguns aspectos relacionados a essa temática. Nesse contexto, destacam-se: seus impactos ao meio ambiente e na à sociedade. (Melhore a contextualização do tema)

Em primeiro lugar, pode-se destacar que os impactos da indústria têxtil são altamente significativos, devido ao grande descarte de materiais têxtis. No Brasil, cerca de mais de 10 toneladas de resíduos sólidos são descartados diariamente, desse material, pouco é reutilizável (Essa discussão precisa ser mais explorada). Desse modo, a falta de planejamento do descarte desses materiais geram muitos resíduos sólidos, impactando diretamente ao meio ambiente. 

(Boa estratégia coesiva) Além disso, na sociedade, as grandes marcas da indústria da moda terceirizam seus trabalhos de confecções, e os trabalhadores acabam sendo explorados de forma análoga à escravidão. Muitos desses trabalhadores são estrangeiros e precisam do trabalho, porém, o serviço é muito e o valor pago a eles é bem pouco. Nesse sentido, nota-se que a indústria têxtil acaba gerando exploração de trabalhadores. (Abordagem tangencial)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, o lixo têxtil é assunto importante para construção de uma sociedade melhor. As indústrias devem adotar uma forma de reciclagem dos resíduos gerados por elas, e garantir a contratação de empresas certificadas, que tratem seus empregados de forma digna e justa. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Evite uma abordagem tangencial. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 40 Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 40 Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     440


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200