Lixo têxtil e suas consequências- sah - Banco de redações


Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

Enviada em: 07/03/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No livro "Vida Para Consumo" (Vírgula) de Zygmunt Bauman, o polonês disserta sobre a modernidade estar cada vez mais consumista de modo que o descarte tem aumentado coforme a humanidade tende a querer sentir-se obsoleta. No contexto atual, a indústria da moda (Vírgula) que tem crescido avassaladoramente rápido (Vírgula) trazendo consigo um montante de roupas que já não são mais tendências, tem causado um enorme despojamento de tecidos que são irresponsavelmente dispersos no meio ambiente, que ao final proporcionam graves sequelas ambientais ao Planeta Terra. Faz-se assim a nescessidade de reverter a analogia de Bauman, atravez  através da repercursão dos apesctos negativos do consumo exarcerbardo da indústria têxtil. (Melhore a contextualização do tema) 

Primeiramente (Vírgula) é preciso ressaltar a falta de exposição sobre a reciclagem de tecidos. Segundo a Abit- Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Cofecção, o Brasil, anualmente, produz cerca de 170mil toneladas de lixo têxtil. Ao comparar o alto crescimento da indústria dos tecidos , quase 8% ao ano, segundo o presidente da Abit, Fernando Pimentel. Demonstra uma perigosa deficiência de controle de consumo pois milhões de peças produzidas ao em invés vez de estarem destinadas a centros especializados em reciclagem estão indo diretamente a lixões, que trazem doenças contagiosas, pragas como ratos e baratas e desseminam gases poluentes na atmosfera terrestre. (Reestruture e explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a humanidade parece permanencer cega como em "Ensaio sobre a Cegueira" (Vírgula) de José Saramango, onde é possível analisar a importância de prever os atos e suas consequências das mais previsíveis às inimaginavéis. (Truncamento) Pois o descarte irregular do lixo têxtil, (Sem vírgula) tem por destino muito das vezes os oceanos (Vírgula) o que impacta a vida marítima como a de peixes, algas, corais e baleias, já que o entulho pode causar gases tóxicos como o CO2 que acidificam a água. (Truncamento) Prejudicando assim a biodiversidade do planeta. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Portanto (Vírgula) é urgente a nescessidade de informar a instablidade do planeta para a população não só do Brasil  (Vírgula) mas do mundo. No Brasil, cabe ao Tribunal de Contas Públicas- órgão que rege feitos públicos, promover a reciclagem devida para o lixo têxtil por meio da criação de centros especializados em reciclagem apropiada e distribuí-los em todo o território (Vírgula) a fim afim de garantir que os brasileiros possam descartar corretamente as peças que não mais lhe servem. Ademais, cabe ao setor têxtil- representado pela Abit, a criação de peças com menos substâncias tôxicas e mais resistentes que diminuam o rápido descarte com finto  o fito de garantir que a população não tenda a descartar o resíduo facilmente. Logo o setor da moda deve-se deve se reinovar com criações mais concientes e duradouras (Vírgula) com o intuito de não mais ser um dos maiores geradores de lixo têxtil no mundo. Assim (Vírgula) a analogia de Bauman se concretizarar como fictícia e a comunidade curará a cegueira intitulada por Saramango. 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200