uma nova era - Banco de redações


Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

Enviada em: 06/03/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É notório que o lixo têxtil é jogado em  de forma irregular nas ruas até em aterros sanitários (Vírgula) e assim tras  traz uma grande consequência para o platena (Vírgula) como aumentos das temperaturas, mudanças no clima, Co2 (Vírgula) efeito estufa até elvação nos rios e ocenanos e tudo isso atige o ser humano tanto na forma de respirar até no saneamento básico (Melhore a articulação textual),a maioria das pessoa não sabem para onde vai suas peças de roupa que não usam mais, demoram mais de 400 anos para se decompor na natureza, (Justaposição) Por ano n No Brasil (Vírgula) por dia (Vírgula) 9,5 milhões de peças novas de roupa são fabricadas no Brasil e onde não consegue vender são descadas  descartadas ao lixo, como no Chile e na Africa (Ficou estranho. Reformule essa ideia. Melhore a contextualização do tema e formule a tese. Evite um parágrafo frasal).

(Reveja o uso desse elemento coesivo) Além disso (Vírgula) uma reportagem do fantástico mostra que na região do Brás (Vírgula) em São Paulo, 5/8 do Têxtil são jogados em lugares improrios impróprios, como aterros sanitários, alguns casos até aterros clandestinos para o uso, esses retalhos de roupa alguns comerciantes da região pagam para catadores de reciclagem que levam a uma frabica  fábrica para vivarem traviceiros virarem travesseiros, urso de pelúcia bom uso a eles, uma das grandes de jogar consequência disso é o cO2 que pode poluir o planeta, além de furar acamada  a camada de oxonio  ozônio (Vírgula)e assim aumentando a temperatura. (Problemas na construção de sentido. Reestruture. Parágrafo frasal) 

(Melhore a coesão) Entretanto (Vírgula) o meio ambiente devastado desde 1500 (Vírgula) com a chegada dos portugueses ao Brasil, devastando o bioma da mata atlântica, as queimadas no Pantanal, Amazônia quase 50% desvastada, além das queimas  queimadas o desmatando vem o lixo de forma irregular jogados nas ruas que causa alagamentos,deslizamento de morros e mortes (Melhore a construção de sentido) tudo isso causado pelo próprio homem, o têxtil nos meses entre março e setembro a prefeitura de São Paulo vem fazendo a campanha do coberto para tirar ajudar os mais necessitados,além de prevenir dos tecidos serem jogados na rua. (Problemas na construção de sentido. Reestruture. Parágrafo frasal) 

(Boa estratégia coesiva) Dessa forma (Vírgula) chega-se a conclusão que o lixo têxtil, esse retalhos se for jogados em lugares irregulares tras  traz uma grande problema, até os oceanos estão sofrendo com isso pelo prorpio  próprio ser humano jogar no mar e com isso a natureza com passar dos anos dão  dá a resposta, (Justaposição) além disso muitas pessoas nem imaginam que uma roupa velha pode causar ao meio ambiente as temperaturas elevadas, polotar polar derretendo isso o ser humano está sofrendo com tudo que ele faz. (Apresente a proposta de intervenção. Parágrafo frasal)

Comentários do corretor


Senti muita dificuldade para compreender as discussões apresentadas ao longo do texto. Elabore um projeto de texto. Reveja pontuação e elementos coesivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 80 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 80 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     360


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200