Ivete Brandão 001 - Banco de redações


Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

Enviada em: 05/03/2022

Status:

Corrigida
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A Continuação federal de 1988 , documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6° , (Sem vírgula) o direito à saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, essa prerrogativa não tem se efetivado na prática quanto se observa o lixo têxtil, uma ameaça ao meio ambiente, dificultando (Vírgula) desse modo, a universalização desse direito social tão importante . Diante dessa perspectiva, faz-se necessário a análise de fatores que favorecem esse quadro. (Formule a tese) 

Pode- se ressaltar, (Sem vírgula) a ausência de medidas governamentais para combater esse perigo que está ameaçando a vida social dia a dia, causando destruição no Planeta Terra, por meio da poluição que afeta a saúde das pessoas (Essa discussão precisa ser mais explorada). Segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, essa situação configurar-se como uma violação do "contrato social ", já que o Estado não cumpre seu papel de direito ao bem-estar social, que infelizmente é evidente no país. (A discussão precisa ser mais explorada) 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é fundamental apontar o problema na confecção de roupas , uma vez que nesse processo, (Sem vírgula)  estima-se que a perda de tecido seja de 50 %. No Brasil, segundo o ex-presidente da África do Sul , "a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para melhorar o mundo" . Diante de tal exposto, por meio do investimento em educação, seriam criadas novas novas tecnologia que reduzissem esse desperdicio de tecidos. (A discussão precisam ser mais explorada)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a necessidade de amenizar o acúmulo de lixo têxtil. Para isso, é preciso que o Poder Legislativo elabore leis mais eficazes, (Vírgula) fazendo valer o "contrato social", tal como afirma John Locke. ​​​​​​​(Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Evite uma abordagem limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200