A Revolução Industrial inglesa ocorreu na metade do século XVIII, e foi marcada pela substituição da manufatura pela maquinofatura. Durante esse período, surgiram as indústrias, desenvolvendo- se especialmente a indústria têxtil cuja produtividade aumentou devido à inserção das máquinas de tear, o tear mecânico e máquina a vapor. Nessa perspectiva (Vírgula) percebe-se que a indústria têxtil não teve influência apenas no processo de produção dentro das fábricas, mas no comportamento dos seus consumidores, onde a moda é altamente mutável e descartável. Assim (Vírgula) mostra-se relevante pensar na ameaça ao meio ambiente que o lixo têxtil apresenta, uma vez que as emissões atmosféricas de poluentes e a poluição do solo (Muito bem. Formulou a tese) configuram as maiores problemáticas desse pernicioso cenário. (Melhore a contextualização do tema)
De início (Vírgula) é notório destacar que a poluição do ar pelo setor têxtil, (Sem vírgula) gera chuva ácida e efeito estufa. Isso porque a queima de óleo e lenhas nas caldeiras, (Sem vírgula) liberam dióxido de enxofre e gás carbônico. Prova disso recai no 1,2 bilhão de toneladas de gases liberados na atmosfera. (Abordagem limitada. Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Ademais (Vírgula) cabe ressaltar que a contaminação do solo é feita por meio das infiltrações de água contaminada e pelo lixo industrial. Esse contexto envolve o despejo de toneladas de resíduos tóxicos na natureza. Sendo assim, torna-se urgente reconhecer que esse processo resultou hoje no lesionamento do ecossistema. (Abordagem limitada. Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) Com o objetivo de alterar a quantidade de resíduos têxteis, é dever do Ministério do Meio Ambiente oferecer um serviço público que se responsabilize em transportar e descartar legalmente tais materiais. Outrossim, cabe ao IBAMA (Desenvolva a sigla) realizar a proteção e recuperação dos ambientes poluídos, por meio de patrulhas ambientais. Somente assim, o meio ambiente continuará sendo nosso meio de vida. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do texto. Evite uma abordagem limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |